São Paulo, Terça-feira, 28 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Secretaria faz balanço de programa
"Já pra Escola" tem 9.478 inscrições

da Reportagem Local

A primeira fase do programa "Já pra Escola", encerrada na sexta-feira, recebeu 9.478 inscrições de crianças e jovens com idades entre 8 e 19 anos. O objetivo do programa é cadastrar crianças e jovens em idade escolar que estejam fora da escola.
Segundo Rose Neubauer, secretária da Educação do Estado, o número de inscrições correspondeu à expectativa. Para Rose, o índice corresponde a dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo os quais, 98% das crianças e jovens do Estado, em idade escolar para cursar o ensino fundamental, estão matriculados.
Claudio Fonseca, presidente do Sinpeem (sindicato dos profissionais da rede), considera baixo o número de inscrições. "O problema é que a campanha foi mal divulgada e as pessoas não estão acostumadas a fazer matrículas nesse período do ano", disse.
Ele acredita que, se a campanha fosse feita entre os meses de novembro e dezembro, a procura seria bem maior.
A secretaria informa que as pessoas que não se cadastraram nas duas últimas semanas ainda poderão ser atendidas. As escolas que tiverem vagas disponíveis vão poder aceitar novos alunos. Para o secretário municipal da educação, João Gualberto, "a matrícula antecipada resolve 99% dos problemas, mas sabemos que teremos de trabalhar com questões pontuais".
Das pessoas que se cadastraram, 50% tinham entre 17 e 19 anos. Jovens com idade entre 15 e 16 anos representaram 23% das inscrições. A maior parte dos inscritos (40%) está em busca de uma vaga na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental. Apenas 12% das pessoas se inscreveram para a 1ª série.
Do total de inscritos, cerca de 60% buscavam uma vaga para o supletivo ou classe de aceleração.



Texto Anterior: SUS: Projeto que vincula verbas sofre alterações
Próximo Texto: Cerca de 7.000 se cadastraram
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.