São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

AVIAÇÃO

Falha causa atrasos nos aeroportos de Belo Horizonte, de Brasília e do Rio de Janeiro, que operaram com restrições

Problema de comunicação retarda vôos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um problema na comunicação entre os operadores do tráfego aéreo e as aeronaves na região de Belo Horizonte fez com que os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro e da capital de Minas Gerais operassem com restrições no início da noite de ontem.
A falha causou atrasos em cascata nos vôos que saiam dessas cidades e se refletiu em vários aeroportos do país. O problema foi sentido no início da noite, quando o tráfego aéreo se intensifica.
Segundo a Central de Comunicação da Aeronáutica, o problema de comunicação já havia sido solucionado na noite de ontem, e os horários dos vôos de hoje devem estar normalizados.
O problema na comunicação verificado em Belo Horizonte foi agravado porque o radar do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo instalado em Brasília passou durante todo o dia de ontem por uma manutenção preventiva e ficou fora de operação.

Controle convencional
Os vôos passaram a ser controlados convencionalmente e, por medida de segurança, o espaçamento entre os aviões passou a ser dobrado. Normalmente, a distância entre as aeronaves é de 20 km a 30 km. O controle convencional de vôo é uma alternativa usada pelos controladores quando os radares apresentam problemas.
Em julho, uma falha semelhante, causada por uma pane em um radar do Espírito Santo, provocou uma sequência de atrasos nos vôos que saíram do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória.
Na época, o radar instalado em Petrópolis (RJ) também passava por uma manutenção.


Texto Anterior: Fuga breve: Em MG, foragido é preso ao pedir carona à PM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.