São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ROGET DELATTRE (1917-2010)

Paranaense pioneiro na aviação

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Campo Mourão, no Paraná, era apenas um aglomerado de poucas casas sem eletricidade quando Roget Delattre chegou para viver na cidade, no fim dos anos 40.
Natural de Curitiba, ele já havia tentado a vida em outras regiões do Estado.
Em Palmeira, casou-se e teve filhos. Depois, passou por Guarapuava. Mas foi em Campo Mourão que ele e a mulher, Dúlcia, foram pioneiros em diferentes áreas.
No começo, Roget -que era filho de pai francês e mãe italiana- trabalhou em cartório. Ia a cavalo fazer casamentos nas zonas rurais.
Depois, foi representante da empresa Boa Táxi Aéreo. Na época, o transporte aéreo na região estava começando. Por iniciativa sua, uma nova pista de pouso foi construída, com a mão de obra dos presos da cidade e o apoio do secretário de Transportes.
Primeiro agente aéreo do município, Roget foi também por longos anos gerente da Real Transportes Aéreos, uma das maiores empresas de aviação daquele período.
Nos anos 60, a Real foi incorporada pela Varig. Roget mudou-se para Curitiba com Dúlcia, professora que fundou escolas em Campo Mourão e que foi a primeira mulher vereadora da cidade.
Na capital paranaense, ele foi trabalhar com comércio.
Em 1997, ficou viúvo, e, durante todo aquele ano, chorou a perda da mulher com quem viveu por 54 anos.
Brincalhão e comunicativo, tinha o hábito de todas as manhãs atender as ligações da filha, Dulcinéia, com a frase: "Estou vivo!". Na sexta, morreu aos 93, de falência de órgãos. Teve três filhos, oito netos e seis bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Bolivianos pagam para não apanhar em escola estadual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.