São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região metropolitana tem outras áreas com contaminação crítica

DE SÃO PAULO

Além do caso do Center Norte, em São Paulo, a região metropolitana tem outros terrenos onde a contaminação é crítica. São os casos do bairro de Jurubatuba, zona sul da capital, e do conjunto residencial Barão de Mauá, na cidade vizinha de Mauá.
Em Jurubatuba, o lençol freático acabou contaminado numa área de 15 km2, incluindo o local onde está o shopping SP Market, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus e quarteirões inteiros com lançamentos de novos conjuntos residenciais.
A contaminação ocorreu por substâncias químicas que eram usadas para fazer desenchague de máquinas -tratava-se de uma zona fabril.
A medida imposta pela Cetesb (agência ambiental paulista) foi a proibição de perfuração de poços artesianos no local. Dezenas deles foram lacrados após a constatação da contaminação crítica.
No condomínio residencial Barão de Mauá, o risco à saúde aos moradores está no solo. Também por causa de uma antiga ocupação fabril no terreno, substâncias tóxicas do subsolo emitem vapores tóxicos para a atmosfera.
Neste mês, a Cetesb recomendou que 11 torres de um total de 51 fossem desocupadas, porque quem vive no local pode ser exposto a altos níveis de contaminação.
As torres, no entanto, ainda não foram desocupadas.
Tanto a Cofap, antiga dona da área, quando as construtoras do residencial apresentaram um novo plano de descontaminação para a Cetesb. O documento está sendo analisado pelo órgão ambiental.

CARO
"Os responsáveis acabaram levando tudo para a Justiça, o que atravanca o processo", diz Rodrigo Cunha, gerente do setor de áreas contaminadas da Cetesb.
Em muitos casos o processo de descontaminação é longo e e as medidas de remediação do problema, caras.
"No caso do shopping Center Norte, implementar um sistema de exaustão fica na ordem de alguns milhões", afirma Everton de Oliveira, sócio-fundador da empresa de consultoria Hidroplan. (EDUARDO GERAQUE)


Texto Anterior: Pioneiro na zona norte, shopping já foi o maior do país
Próximo Texto: Aprovar obra em área suspeita de contaminação requer estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.