UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ACIDENTE

No Rio, capitão que organizou visita de turistas é afastado de investigações
A Capitania dos Portos do Estado do Rio afastou o capitão-de-corveta Eduardo Swiech das investigações sobre o acidente envolvendo uma lancha e um banana-boat, no sábado, em Itacuruçá (Mangaratiba, a 70 km do Rio). No acidente, morreu o jovem Gabriel Borges da Silva, 16; a professora Andréia Lisboa Salgado, 33, perdeu as pernas.
Delegado da capitania em Itacuruçá, Swiech foi o organizador da visita de 70 turistas ao local. As vítimas integravam o grupo. Para investigar o caso, foi designado o capitão-de-fragata Eduardo Luiz Cassano, que presidirá o inquérito, com prazo de conclusão de até 90 dias. Swiech não quis comentar o caso.
O caso será julgado pelo Tribunal Marítimo, que estipula penas administrativas aos responsáveis, como suspensão ou cassação da carteira que autoriza a condução de embarcações. Segundo a perícia da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá, houve uma falha mecânica no barco que colidiu com o banana-boat. Uma alavanca de aceleração da cabine de comando estaria com defeito.
À noite, em interrogatório, o piloto do barco, Armelindo Corrêa de Miranda, disse que estava saindo para um passeio quando a alavanca de aceleração quebrou. Ele disse que tentou desligar o motor, mas não conseguiu. (FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Igreja católica: 300 mil devem comemorar o Dia de São Judas
Próximo Texto: Acidente na Régis deixa pelo menos 36 feridos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.