São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Violência no Alemão afastou indústrias

DO RIO

Ao se transformar na principal base do Comando Vermelho, o Complexo do Alemão tornou-se a área mais violenta do Rio, o que resultou no fechamento de fábricas e empresas e na consequente redução de emprego e renda.
Estimativas indicam que esse movimento causou o corte de 20 mil postos de trabalho no final da década de 1990. A região do Complexo do Alemão tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, 0,771.
Quem nasce no Complexo do Alemão vive em média 64,8 anos. O patamar é nove anos inferior à média de expectativa de vida no Rio.
O desemprego na região supera a média da cidade. No Alemão, 10,3% procuravam trabalho no ano passado. Na cidade, a média era de 6,8%. A combinação de baixa escolaridade e difícil acesso tornaram o Alemão propício para a informalidade.
A primeira favela a surgir no complexo foi a Grota, no final dos anos 1920. A maior parte das favelas da região começou como loteamentos irregulares. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) visitou diversas favelas do complexo para gravar o videodocumentário "Cidade sem Mapa".

DOMÍNIO INDEFINIDO
Segundo Rute Rodrigues, pesquisadora do instituto, até hoje 65% do complexo tem situação de domínio indefinido por conta de discussões judiciais em torno de lotes e fazendas que se prolongaram por décadas.
O entorno do complexo já contou com fábricas como a Curtume Carioca -que se tornou a maior indústria de curtição e fabricação de couro do país nos anos 1950- , a Poesi, na área de lingerie, e da Coca-Cola, mas o avanço dos índices de criminalidade acabou afastando empresários e investimentos.
A chegada do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) -com obras que conjuntos habitacionais, estradas de acesso, bibliotecas, parque e até um teleférico- trouxe esperança aos moradores, mas também apresentou novos problemas.

ORIGEM DESORGANIZADA
Com a moradia formal vieram também as contas de luz e água, em alguns casos de valor incompatível com a renda dos moradores. O resultado é que apesar das proibições, se multiplicam nos novos condomínios as biroscas na janela de casa.
A serra da Misericórdia começou a ser ocupada para exploração agrícola ainda no século 17. Ficou espremida entre bairros suburbanos.
O nome alemão surgiu porque um polonês foi o primeiro grande proprietário da área. Nos anos 1990, tempos áureos, a região chegou a abrigar mais de 1.500 indústrias, produzindo gêneros alimentícios, cimento, cosméticos e tintas.


Texto Anterior: "Enquanto não for pacificada, cidade continuará partida"
Próximo Texto: Vítima de tiroteio está em estado gravíssimo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.