São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índices de país e de município são comparáveis

DA REDAÇÃO

O IDH-M, do município, é comparável ao seu irmão mais velho, o IDH, de países. As diferenças se encontram em aspectos metodológicos específicos para mensurar o desenvolvimento humano de grupos sociais menores.
A atual divulgação compara 1991 e 2000. É uma pesquisa nova, que estabelece uma base comum de comparação entre esses dois anos.
Tanto o IDH dos municípios como o dos países consideram três aspectos: educação, longevidade e renda. Variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento total).
Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo; índices entre 0,500 e 0,799 indicam desenvolvimento médio; os que superam 0,800 são julgados de nível alto.
Para municípios, os indicadores são adaptados para as condições de núcleos sociais menores.
Dessa maneira, na educação, enquanto o IDH de país utiliza a alfabetização e a taxa de matrícula, o índice municipal considera a taxa de alfabetização e a taxa bruta de frequência à escola.
Isso se deve ao fato de que uma pessoa pode estudar em uma cidade e morar em outra. (ECD)


Texto Anterior: São Caetano do Sul lidera ranking do IDH
Próximo Texto: A melhor capital: Status faz Florianópolis atrair investimentos e problemas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.