UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Imbassahy (Salvador) e Maia (Rio) fazem as gestões com maiores taxas de aprovação; PMDB fica com a lanterna

PFL lidera ranking de prefeitos de capitais

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os prefeitos do PFL Antonio Imbassahy, de Salvador, e Cesar Maia, do Rio de Janeiro, são os mais bem avaliados entre nove mandatários de capitais brasileiras, de acordo com pesquisa Datafolha realizada entre os dias 8, 12 e 15 de dezembro.
A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), subiu da nona para a sétima posição. O terceiro colocado é Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte. Já Angela Amin (PP), de Florianópolis, caiu do primeiro para o quarto lugar.
Imbassahy obteve 6,9 de nota média. De acordo com a pesquisa, a gestão do prefeito de Salvador, que está em seu segundo mandato, foi considerada ótima ou boa por 62% dos entrevistados; 25% avaliaram como regular o seu governo e 11% o reprovaram.
Em comparação com a pesquisa realizada em dezembro de 2002, a avaliação positiva de Imbassahy subiu oito pontos percentuais. Ele ocupava a segunda posição no levantamento realizado em dezembro do ano passado.
A pesquisa também apurou o índice de popularidade dos mandatários das capitais. No caso de Imbassahy, foi 152. Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação total) e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim/péssimo) das avaliações positivas (ótimo/bom). A esse resultado soma-se 100 para evitar a ocorrência de números negativos, chegando-se ao índice de popularidade. Do cálculo são excluídas as taxas dos que disseram não saber avaliar o prefeito.
A popularidade de Imbassahy se deve, em boa parte, a obras de grande visibilidade no centro da cidade e visitas e intervenções na periferia. Semanalmente, o prefeito visita bairros e distribui cerca de 1.500 títulos de terra.

Publicidade de Maia
O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), obteve 6,8 de nota média e passou da oitava colocação, em dezembro de 2002, para a segunda. A taxa de aprovação de Maia foi de 61%, ou 28 pontos percentuais a mais do que há um ano. Na ocasião, 33% consideravam seu governo ótimo ou bom. Para 23% dos entrevistados, o pefelista faz uma administração regular, enquanto 14% o avaliaram como ruim ou péssimo -em dezembro de 2002, esse índice era de 29%.
A estratégia de marketing adotada pela prefeitura carioca foi um dos fatores que influenciaram a pesquisa. Desde janeiro, o pefelista mantém inserções publicitárias diárias na TV e no rádio.
Líder no último levantamento do Datafolha, em dezembro do ano passado, a prefeita de Florianópolis, Angela Amin (PP), perdeu três posições e aparece, agora, em quarto lugar entre as nove capitais pesquisadas. A nota média atribuída a Amin foi 6,0 e seu índice de popularidade, 130.
Em dezembro de 2002, a taxa de aprovação da prefeita era de 63% e passou para 56% neste levantamento. A rejeição subiu de 15% para 26% e 18% acham que ela faz um governo regular -em 2002, esse percentual era de 20%.
Angela Amin creditou o desgaste que teve aos blecautes que atingiram a ilha por 62 horas e à implantação de um sistema de transporte integrado, que causou protestos da população.
Em Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) manteve a terceira colocação da pesquisa anterior. Ele obteve 6,2 de nota média e um índice de popularidade de 146.
O levantamento demonstrou que 53% da população consideram seu governo ótimo ou bom -um aumento de 18 pontos percentuais em relação a 2002, quando 35% o apoiavam. Segundo o Datafolha, 11% se disseram descontentes com o petista.

PT cai em Recife
Em Recife, João Paulo (PT) perdeu quatro posições no ranking e ocupa o penúltimo lugar. A nota média de João Paulo foi 4,5 -ele só ficou à frente de Juraci Magalhães (PMDB), de Fortaleza, que teve uma nota de 4,2.
O governo do PT desagrada 40% dos eleitores de Recife e é bem avaliado por 26% dessa população. No caso de Magalhães, 51% o consideraram ruim ou péssimo e 24%, bom ou ótimo.
João Verle (PT), de Porto Alegre, e Cassio Taniguchi (PFL), de Curitiba, mantiveram suas posições. Verle ocupa o quinto lugar e Taniguchi, o sexto.



Próximo Texto: Cesar Maia é o segundo entre os nove avaliados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.