UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suor auxilia corpo a regular temperatura

DA REPORTAGEM LOCAL

O suor, composto basicamente por água e sais minerais, é um dos mecanismos de regulação da temperatura, usado pelo organismo quando três outros falham.
Segundo Mauro Antonio Griggio, professor aposentado de fisiologia da Unifesp, o corpo humano pode eliminar calor por condução -para uma cadeira ou uma parede em que a pessoa estiver encostada, por exemplo-, convecção -quando o movimento do ar leva ao resfriamento- e irradiação eletromagnética -quando o organismo emite ondas invisíveis de calor, semelhantes às ondas luminosas.
O último recurso é a evaporação. E é aí que o suor entra, para evaporar o calor produzido pela pele. Mas também a evaporação, para ser eficaz, depende da diferença de temperatura.
Em ambientes muito úmidos, como o de uma floresta, a perda de calor pela transpiração é pouco eficiente, e a temperatura do corpo não abaixa como deveria.
Todo o trabalho de regulação é feito para manter a temperatura normal do corpo, de 36,8C.
Temos, espalhados pelo corpo, receptores que detectam a temperatura externa. Por via nervosa, eles comunicam-se com o cérebro e "avisam" o organismo sobre essa temperatura. Se estiver muito quente, são ativadas as glândulas sudoríparas.
Algumas pessoas são mais "calorentas" do que outras por diferenças de sensibilidade. A gordura também é um fator porque funciona como um isolante térmico, que retém calor e, portanto, faz com que os obesos sintam mais calor.



Texto Anterior: Saúde: Na praia ou na cidade, verão exige cuidados
Próximo Texto: Estradas: Trânsito vai complicar apenas na volta a SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.