UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL

Em abril, serão cinco roteiros

Estrada velha de Santos receberá visitas a pé

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUBATÃO

Imortalizada em 1969 por meio da célebre canção de Roberto e Erasmo Carlos, a antiga estrada de Santos reabrirá até abril para visitas monitoradas a pé com cinco diferentes roteiros.
A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que na manhã de ontem percorreu a pé, no sentido descendente, 7,5 km do trecho de serra da rodovia, fechada para o tráfego de veículos desde 1992.
Durante a visita, Alckmin inspecionou as obras de restauração da estrada, que incluíram a construção de duas pontes e custaram R$ 4,5 milhões ao Estado.
A visitação começará após o treinamento dos monitores e a criação de infra-estrutura básica, como a instalação de banheiros.
A liberação do acesso público é uma das primeiras etapas do projeto de transformação da estrada em um parque ecoturístico.
O próximo passo será captar recursos para a restauração dos monumentos históricos existentes ao longo da rodovia, que liga Cubatão a São Paulo e é cercada pela mata atlântica. As obras somente poderão começar após abril, devido ao período de chuvas.
O projeto de restauração custará pelo menos R$ 4,1 milhões e já recebeu certificação da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Originariamente intitulada estrada da Maioridade, em referência à emancipação de d. Pedro 2º, a via foi inaugurada em 1844. Em 1926, sob a designação de Caminho do Mar, teve concluída a obra de pavimentação em concreto.



Texto Anterior: Estradas: Trânsito vai complicar apenas na volta a SP
Próximo Texto: Panorâmica - Campinas: População carcerária cresce 19,3% em 2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.