São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

MARANHÃO

Toxina de fungo causa beribéri, diz Embrapa

DA AGÊNCIA FOLHA

A toxina liberada por um fungo que contamina o arroz é uma das causas do surto de beribéri que deixou 42 pessoas mortas no Maranhão em 2006 e 2007. É o que diz a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A toxina citreoviridina, produzida pelo fungo Penicillium citreonigrun, inibe a absorção da vitamina B1 pelo organismo, o que causa beribéri. Segundo o Ministério da Saúde, foram 550 casos da doença em 2006 e 2007 -um no Tocantins, um no Pará e o resto no Maranhão.
A Embrapa analisou amostras de arroz produzido em pequenas propriedades de 29 cidades do sudoeste do Maranhão, onde a maior parte dos casos foi registrada. O fungo foi detectado no arroz tipo cateto, que não é secado de maneira adequada e é armazenado em locais úmidos. Segundo a Embrapa, esse tipo de arroz só é consumido no local.
A pesquisa foi solicitada em junho pelo Ministério da Saúde à Embrapa e à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os laudos foram concluídos neste mês. O Ministério da Saúde não se manifestou sobre a pesquisa.
"Essa toxina só havia sido verificada na Ásia na primeira metade do século 20. É a primeira vez que registramos no Brasil", diz Beatriz Pinheiro, chefe da Embrapa Arroz e Feijão.
A Embrapa encaminhou uma lista de recomendações ao Ministério da Agricultura para que haja um programa de combate ao fungo.


Texto Anterior: Latrocínio: Justiça condena assassino de arquiteta a 33 anos de prisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.