São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionário da TV Cultura morre em assalto

Editor de imagens, vítima de um seqüestro relâmpago, foi baleado em São Paulo após gritar pedindo ajuda a um carro da polícia

Alexandre Martins de Paula, 25, foi abordado por três homens armados quando ia pegar seu carro, à noite, depois de deixar a emissora

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um funcionário da TV Cultura foi morto com um tiro no peito ao tentar avisar a polícia que era vítima de um assalto. O crime ocorreu, anteontem à noite, quando o jovem quando estava a 100 metros da empresa onde trabalhava havia seis anos, na Água Branca, bairro da zona oeste de São Paulo.
Para a Polícia Civil, o editor de imagens Alexandre Martins de Paula, 25, foi vítima de uma tentativa de seqüestro relâmpago ao entrar em seu carro após sair do trabalho, por volta das 21h. Um adolescente de 17 anos foi detido em flagrante pela Polícia Militar, acusado de participar do crime. Outros dois suspeitos fugiram.
Segundo o delegado Renato Ferreira, do 7º Distrito Policial, na Lapa, onde o caso foi registrado, Martins de Paula foi morto por um desses três homens que o renderam dentro do seu Fox cinza 2004.
A vítima havia deixado seu automóvel a cerca de 200 metros da portaria principal, na rua Vladimir Herzog, paralela à sede da emissora. Lá a iluminação é precária.
Apesar de a TV Cultura ter segurança externa contratada para acompanhar seus funcionários aos carros, nenhum vigia afirmou à Folha ter visto Martins de Paula ser abordado e mantido refém sob a mira de uma arma dentro do seu Fox.
O delegado Ferreira disse que "os bandidos planejavam levar a vítima com eles para obrigá-la a fazer saques em dinheiro em caixas-eletrônicos para depois subtraí-lo".
Para concretizar esse plano, um dos três assaltantes guiava o veículo da vítima. Mas a idéia foi frustrada quando o Fox passou pela rotatória da rua Cenno Sbrighi, na esquina da TV Cultura. Nesse momento, um carro da Polícia Militar cruzou o caminho e o editor de imagens decidiu pedir ajuda aos PMs.
"Eu não vi a cena, mas ouvi alguém gritar "polícia" e depois escutei um barulho de tiro", afirmou Nair Soares, 42, que trabalha num ponto de táxi próximo à emissora.
Em seguida, completa o delegado, o Fox foi abandonado na rotatória pelos três bandidos, que fugiram a pé, aparentemente sem levar nada.
"A vítima ainda saiu do carro e apontou quem eram os assaltantes aos PMs, que os perseguiram", disse Ferreira. Levado ao pronto-socorro do hospital Sorocabano, o editor não resistiu ao ferimento e morreu.
Um adolescente foi detido pela PM como suspeito e encaminhado à Fundação Casa (ex-Febem), onde deverá cumprir medidas sócio-educativas. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 com a numeração raspada. Em depoimento à Polícia Civil, o adolescente afirmou ter participado da tentativa de assalto, mas negou ter disparado contra o editor.
Na TV Cultura, Martins de Paula trabalhou como editor dos programas Vitrine, Planeta Cidade e Pé na Rua. A direção da Fundação Padre Anchieta, responsável pela emissora, informou que dará todo o apoio à família da vítima.


Texto Anterior: Disque 100: Denúncias de violência contra crianças e jovens sobem 80%
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.