São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

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El Niño ajuda a diminuir mortes

da Reportagem Local

Até a natureza ajudou a diminuir a mortalidade na cidade no ano passado. Enquanto causava tragédias em outras partes do mundo, o El Niño poupou vidas em São Paulo, ao esquentar o inverno de 1997.
A segunda maior redução de mortalidade no ano passado foi entre os óbitos provocados por pneumonia: 14%. Em outras palavras, morreram 492 pessoas a menos dessa doença respiratória em 1997 do que no ano anterior.
A principal hipótese dos médicos para o fenômeno é climática.
"Quando faz mais frio, mais pessoas morrem de pneumonia", explica o supervisor do serviço de pneumologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho.
Por isso, acrescenta, é plausível supor que o oposto seja verdadeiro. A temperatura mínima registrada na média dos dias de julho, por exemplo, foi de 13,5ºC. Ou seja, 2,3ºC mais quente do que em 1996. O mesmo ocorreu em agosto.
Quando o inverno é mais rigoroso, há mais inversão térmica (que dificulta a dispersão da poluição), mais casos de gripe que podem levar a pneumonia, e as viroses são mais intensas, explica Carvalho.
Outro fator que pode ter contribuído para a redução das mortes por pneumonia foi a poluição menos intensa. A cidade registrou menos ocorrências de concentração de poeira acima do padrão aceitável na atmosfera em 1997.
Segundo o gerente de qualidade ambiental da Cetesb, Claudio Alonso, isso foi consequência da menor emissão de material particulado pelos ônibus, da menor concentração de enxofre no óleo diesel e do rodízio de automóveis.
No trânsito, responsável pela terceira maior redução de mortes na cidade no ano passado (13%), a causa apontada pela Central de Engenharia de Tráfego foi a maior fiscalização por radares e câmeras.
A diminuição da velocidade máxima dos veículos faz com que haja menos mortes de motoristas e passageiros envolvidos em acidentes de carro, diz o engenheiro Luiz de Carvalho Montans, do CET.
Além disso, os congestionamentos podem ter contribuído para diminuir os atropelamentos e acidentes, já que a velocidade média na cidade também caiu. (JRT)


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