São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre fundador da Porsche

das agências internacionais

Ferdinand Porsche, fundador da fabricante alemã de automóveis esportivos Porsche e um dos designers que participou da criação do Fusca, morreu ontem, segundo a empresa. Ele tinha 88 anos.
Porsche morreu na sua casa de veraneio em Zell am See, nos alpes austríacos. A empresa informou que o corpo de Porsche seria enterrado em Zell am See. Porsche, ou Ferry, como ele era conhecido, nasceu de Viena, na Áustria, filho do engenheiro e piloto de carros Ferdinand Porsche e sua mulher Aloisia no dia 19 de setembro de 1909. Ferry, que dirigiu um carro pela primeira vez quando tinha 10 anos, mudou-se com a família para Stuttgart, Alemanha.
Durante a Segunda Guerra, Porsche desenhou tanques de guerra para o Exército de Hitler. Em 1936, o jovem Porsche foi um dos cérebros atrás do projeto que veio a ser conhecido como "o carro do povo", o Fusca. Em 1950, ele começou a produzir seu primeiro carro esporte, o 356, que foi sucedido pelo Porsche 911 em 1963.
Porsche era casado com Dorothea Reitz, com quem teve quatro filhos.
Após 50 anos, os carros de Porsche acumularam mais de 22 mil vitórias em corridas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.