São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mau hálito tem causas variadas

especial para a Folha

Até mesmo o mau hálito pode ter relação com o estresse da vida cotidiana e com hábitos alimentares inadequados. O mau hálito -ou halitose, como preferem os médicos- pode ter causas e origens bastante variadas.
Problemas dentários como cáries, inflamações nas gengivas (gengivites) e abscessos são causas frequentes de mau hálito. A higiene inadequada da boca pode levar ao acúmulo de restos alimentares e ao aparecimento de mau hálito.
O otorrinolaringologista Manoel de Nóbrega, da Unifesp, explica que infecções no nariz e nos seios da face (sinusites) podem levar ao aparecimento de secreções que acabam caindo na cavidade oral e produzindo mau hálito.
O gastroenterologista Jaime Eisig, do HC-USP, diz que não há nada que prove que o mau hálito venha do estômago. Até mesmo gastrite e refluxos gástricos não têm relação direta com o mau hálito. Para Eisig, hábitos alimentares incorretos também podem causar a halitose. Ele afirma que é comum encontrar pessoas se queixam que seu hálito piora muito em períodos de estresse. (JB)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.