São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégio Santa Cruz é o melhor da zona oeste

Quarto lugar no ranking das particulares em SP, escola diz que diferencial é a infraestrutura e atividades extracurriculares

Estudantes são obrigados a participar de projetos sociais; alunos dizem que grade curricular não foca apenas o vestibular


DA REPORTAGEM LOCAL

O tcheco Franz Kafka (1883-1924) e os argentinos Julio Cortázar (1914-1984) e Jorge Luis Borges (1899-1986) foram assunto de um curso de literatura montado a pedido dos alunos no colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros, zona oeste).
"[A grade curricular] tem foco no vestibular, mas sempre tem o estudo pelo estudo, e isso é essencial para mim", diz Vivan Tsuzuki, 17, aluna do terceiro ano do ensino médio.
Quarto colocado no ranking do Enem entre as particulares da capital, a escola acredita que seu diferencial está no amplo espaço aberto, sua infraestrutura -que inclui laboratórios, salas multimídia e anfiteatros- e pelas atividades extracurriculares que oferece.

Projetos sociais
"Os alunos são obrigados a participar de um projeto social", diz o diretor de ensino médio Fábio Aidar.
As atividades vão desde auxiliar o aprendizado de funcionários e alunos do curso de educação de jovens e adultos (antigo supletivo) como realizar projetos sociais com comunidades ribeirinhas da Amazônia ou quilombolas do litoral.
"[O colégio] dá uma boa base reflexiva e uma boa base técnica do conteúdo obrigatório", afirma Ana Paula Lopes, 17, também no terceiro ano.
Segundo os alunos, a pressão em torno do vestibular vem mais de colegas e familiares do que do próprio colégio.
Para Aidar, o novo formato do Enem, como parte do vestibular, traz o temor de que o exame deixe de avaliar certas habilidades e fique muito voltado ao teste de conteúdos.
(MARIANA BARROS)


Texto Anterior: Colégio no RS é o melhor do Brasil, segundo Enem
Próximo Texto: Zonas sul e oeste concentram as melhores escolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.