São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

YVAN PEREIRA GUEDES (1929-2011)

Levou a foto colorida para Bauru

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

A história de amor por negativos e câmeras na família de Yvan Pereira Guedes começou com os tios Carlos e Aldir, mas foi ele quem fez o sobrenome virar sinônimo de fotografia em Bauru (SP).
O segredo para captar uma boa imagem aprendeu com os tios ainda adolescente. Sua câmera preferida era a Roleflex. Pouco tempo depois, em 1952, abriu seu próprio estúdio: o Foto Guedes.
Os primeiros retratos, todos em preto e branco, registraram casamentos, bailes de debutantes e outros eventos sociais, mas Yvan também emprestou seu olhar às investigações da Polícia Científica e reportagens de jornais.
Na década de 1960, numa viagem para Alemanha, conheceu a foto colorida. De volta ao Brasil, trouxe a novidade na bagagem e montou o primeiro laboratório de revelação em cores da cidade.
Pelos clientes, era conhecido só como Barão. O apelido ganhou por causa do bigode, que o deixava parecido com a imagem do barão do Rio Branco estampada em uma nota de cruzeiro da época.
Nascido e criado em Bauru, foi lá também que conheceu sua mulher, Maria de Lourdes, com quem se casou em 1951. Tiveram quatro filhos: Maria Fátima, Fernando, Flávio e Maria Fernanda.
O gosto pela fotografia ensinou a todos desde pequenos: câmera fotográfica era presente garantido para as crianças. Mas apenas um deles, Flávio, seguiu profissionalmente os passos do pai.
Morreu na quarta-feira da semana passada, aos 81, de câncer de próstata, doença que descobriu há cinco anos. Deixa viúva, filhos e seis netos. O enterro foi em Bauru.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Governo dará bolsa para curso técnico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.