São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Foi o 2º caso fatal no Estado este ano
Confirmada morte por hantavírus em SP

ANDRÉ MUGGIATI
da Reportagem Local

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
Presidente Prudente

O Instituto Adolfo Lutz confirmou ontem o segundo caso de morte por infecção por hantavírus no Estado de São Paulo, desde 13 de março.
O agricultor Luiz Correia Moreira, 28, morreu no último dia 20, dois dias após apresentar os primeiros sintomas da doença. Moreira vivia em Nova Guatuporanga (675 km a noroeste de SP).
O hantavírus é transmitido por secreções de ratos. A maioria provém de animais silvestres.
Os primeiros sintomas são dores no corpo, febre alta, náuseas e tonturas. Depois, a doença evolui para um quadro agudo de edema pulmonar (os pulmões se enchem de água), com a ocorrência de hemorragias em todo o corpo. Em pelo menos 50% dos casos, o doente morre. Moreira foi a nona vítima confirmada da infecção no país (a oitava fatal), desde 93.
Na próxima semana, técnicos do Adolfo Lutz deverão voltar à região de Nova Guatuporanga para coletar roedores e pesquisar a presença do vírus.
A professora Neusa Passoni Molina foi a primeira pessoa a morrer devido à doença este ano no Estado, em março, em Tupi Paulista. Na ocasião, técnicos do instituto foram à região para fazer a coleta de ratos.
Os exames dos roedores capturados não revelaram, até agora, a presença do vírus.
A distância entre as duas cidades onde houve casos é de apenas 10 km. As duas vítimas viviam na zona rural.
O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) descarta a possibilidade de ocorrer uma epidemia.
O Adolfo Lutz também detectou anticorpos do hantavírus no sangue de um outro morador de Tupi Paulista, que não ficou doente.
Segundo a diretora do Serviço de Virologia do Adolfo Lutz, Luiza Terezinha Madia de Souza, os dois casos em uma mesma região podem estar relacionados ao aumento da população de roedores, provocada por distúrbios climáticos ou pela grande disponibilidade de alimento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.