São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estações movimentam comércio

da Reportagem Local

A inauguração das três novas estações movimentou o comércio e o transporte na zona norte.
Madalena de Oliveira, 43, e Cirineu Fabiano de Oliveira, 36, abriram uma lanchonete em frente à estação Tucuruvi. "Faz um mês que abrimos, mas estamos contando com a movimentação de passageiros da nova estação", afirma Madalena. "Acho que o movimento deve aumentar a partir de hoje", diz Cirineu.
Segundo Madalena, o casal escolheu o local por causa do metrô. "Agora vamos ver se vai dar certo mesmo."
Ela diz que os camelôs começaram a aparecer no local. "Acredito que até os ambulantes de Santana devam se mudar para cá por ser fim da linha", diz Cirineu. "Também apareceu carrinho de cachorro-quente, mas depois foi embora, esperando pela inauguração do metrô", diz Madalena.
No Jardim São Paulo, Carlos Azevedo Pires também abriu uma lanchonete por causa da nova estação do metrô. "Estou aqui há um mês. Mas agora é que o negócio deve ir para a frente."
Em frente à lanchonete, um camelô já se instalou, vendendo fitas de música. "Agora vai chover camelôs", afirmou Pires.
Segundo os comerciantes, as obras do metrô ainda impedem que os ambulantes se instalem, já que máquinas ocupam grande parte da entrada da estação e a movimentação de caminhões é constante o dia todo.
Próximo à estação Parada Inglesa, os ambulantes começaram a aparecer. "Outro dia veio um carro de cachorro-quente querendo ficar perto do meu bar", diz Vânia Barbosa Rodrigues, dona do estabelecimento. "Certamente o movimento de pedestres e do comércio vai aumentar por aqui."

Transporte
Os motoristas de lotação afirmam que vão ampliar o roteiro por onde passam. "Com mais essas três estações, vai ter mais gente circulando por essa região. Pode até ser que o movimento aumente, mas não conto muito com isso", afirma o motorista Antonio Carlos Simão Antonio, 28.
O motorista José Messias dos Santos, 37, também vai ampliar sua rota. "Tem que aproveitar. Vai ter mais gente por essa região e mais passageiros."
"A nossa vantagem é que lotação é mais confortável. Por isso temos passageiros garantidos", diz Antonio. (CC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.