São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Índice

CARDÍACAS

"Honoris causa"
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) concedeu ontem o título "honoris causa" a quatro cardiologistas durante o 13º Congresso Mundial de Cardiologia. São eles os norte-americanos Victor Dzau, Eugene Braunwald e William Kannel e o espanhol Vanlentin Fuster. São considerados expoentes na pesquisa de novas técnicas para tratamento de problemas cardíacos.


Estresse
Até o final da tarde de ontem, cerca de 3.000 pessoas já haviam passado pelo serviço de avaliação de nível de estresse montado no estande do Hospital Adventista Silvestre. Calcula-se que 80% estavam com um nível alto de estresse. Desde manhã cedo, centenas de pessoas não inscritas no congresso de cardiologia faziam fila para fazer os exames gratuitos previstos.


Gordura
Das 450 pessoas que já passaram pelo estande da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para exames do nível de gordura no sangue, peso e eletrocardiograma, entre outros, calcula-se que 20% tenham vários fatores de risco para contrair doenças cardíacas.


Nobel de Medicina
Apontado nos bastidores do 13º Congresso Mundial de Cardiologia como um dos prováveis candidatos ao Prêmio Nobel de Medicina, o farmacólogo Salvador Moncada pesquisa um medicamento para regular a produção de óxido nítrico -substância produzida pelo corpo que previne o infarto.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.