São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARADA GAY

Solenidade reuniu 400 pessoas em São Paulo

Associação premia defensores de direitos dos homossexuais

DA REVISTA

A poucos dias da 6ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que acontece no próximo domingo, a associação que coordena o evento entregou anteontem, no Centro Cultural São Paulo, o prêmio "Cidadania em Respeito à Diversidade". Foram homenageadas pessoas e instituições, entre elas a Folha, que se destacaram na luta pelos direitos dos homossexuais.
A entrega do prêmio lotou a sala Jardel Filho, que tem capacidade para 400 pessoas, e reuniu autoridades e representantes de diversos grupos. Foram feitas homenagens póstumas à cantora Cássia Eller, morta em 2001, e à escritora Cassandra Rios, morta em março deste ano. A companheira de Cássia, Maria Eugênia, foi aplaudida de pé durante dois minutos. Os organizadores da parada estão fazendo um abaixo-assinado para que Maria Eugênia fique definitivamente com a guarda de Chicão, filho de Cássia, processo que ainda está em andamento.
O objetivo do prêmio, que está em sua terceira edição, é estimular o debate responsável da sexualidade em várias frentes. "Queremos destacar as pessoas que têm um olhar e ações para a construção da democracia no país", disse Beto de Jesus, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo.


Os premiados foram: deputado estadual Renato Simões, do PT-SP (categoria política), União de Mulheres de São Paulo (ONG), Marisa Fernandes, do Coletivo de Feministas Lésbicas (militância), Camile Cabral (internacional), dr. Caio Rosenthal (saúde), Folha de S. Paulo (mídia), Fiat (publicidade), André Fischer, organizador do festival Mix Brasil (cinema), Regina Braga (teatro), por "Um Porto para Elizabeth Bishop", Laura Finocchiaro (música), Roldão Arruda (literatura), por "Dias de Ira", juiz Leonardo Castro Gomes, do caso Cássia Eller (direitos humanos), Vange Leonel (conjunto da obra), Sylvette Montilla (especial)


Texto Anterior: SP na Copa: Jogos da seleção mudam horário de pico de ônibus, metrô e trem
Próximo Texto: Panorâmica - Orgulho gay: Homossexualidade feminina será tema de debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.