São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

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Levantamento considerou nº de alunos por sala

DA SUCURSAL DO RIO

O objetivo da pesquisa divulgada ontem pela Unesco foi levantar dados a respeito de escolas primárias a partir da perspectiva dos estudantes.
Por essa razão, mesmo que tenham sido professores e diretores os que responderam à pesquisa, a maioria dos resultados é apresentado de acordo com a proporção de alunos que estudam em escolas com determinadas características.
Com isso, em vez de apenas apresentar o percentual, por exemplo, de professores que demonstraram alguma insatisfação com o salário, o estudo levou em conta quantos alunos estudam com professores que demonstraram-se insatisfeitos.
Com essa metodologia, corrige-se o peso de um professor satisfeito com seu salário, mas que dá aulas, por exemplo, para apenas dez alunos, enquanto outro insatisfeito pode ter em sua sala de aula 50 estudantes. O que conta, nesse exemplo, não é cada professor, mas para quantos alunos ele dá aula.
Isso pode dificultar a interpretação, mas ajuda a ter uma idéia melhor de quantos estudantes são beneficiados ou prejudicados em cada uma das características investigadas.
O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, alerta que estão sendo comparados só 11 países com algumas características semelhantes, mas também com particularidades que os distinguem.


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