São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus atinge 73% das crianças com menos de 2 anos

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O VSR (vírus sincicial respiratório) é sazonal e aparece nos meses de outono e de inverno. É muito frequente em crianças com menos de dois anos. Dois estudos -um da Santa Casa e outro do Hospital Universitário da USP- apontam que ele chega a atingir entre 70% e 73% das crianças nessa idade.
Quando o vírus ataca as crianças, provoca uma inflamação na parede dos brônquios, chamada de bronquiolite. A inflamação diminui a ventilação e causa uma deficiência respiratória. A criança apresenta sintomas parecidos com os de um resfriado, respiração cansada, tosse e chiado no peito.
De acordo com Evandro Roberto Baldacci, infectologista e pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, em crianças saudáveis, a bronquiolite atinge o seu pico em até 72 horas e desaparece dias depois, sem causar maiores problemas.
Já em crianças ou bebês que estejam com baixa imunidade ou que tenham problemas crônicos, essa inflamação torna-se bem mais grave. No caso de Campinas, os 16 bebês diagnosticados estavam internados na UTI neonatal do hospital.
Segundo Baldacci, por estarem em uma UTI neonatal, essas crianças já são um grupo de risco para os vírus respiratórios. "A bronquiolite sozinha não mata, mas pode potencializar uma doença de base preexistente", afirma o médico.


Texto Anterior: Unicamp recusa partos após surto de vírus
Próximo Texto: Educação: Médicos poderão abater dívida de financiamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.