São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2011

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Multa para veículo que ignorar pedestre começa em agosto

CET decide ampliar área de proteção a quem está a pé e multar motoristas que não derem passagem na faixa

Atividades para auxiliar travessia, que ocorrem no centro, serão levadas a 13 corredores e outras 13 regiões, como a Lapa


ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A partir do mês que vem, a zona de proteção ao pedestre será expandida para fora do centro de São Paulo. E, em agosto, os motoristas que não pararem para permitir a travessia na faixa de quem está a pé serão multados.
As medidas foram definidas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na tentativa de alavancar a campanha lançada em maio para garantir a prioridade do pedestre ao atravessar -inclusive onde não há semáforo.
O programa, restrito hoje ao centro/avenida Paulista, será ampliado nas próximas semanas tanto para bairros nobres como periféricos. Exemplos: Santana, Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Itaquera e São Miguel Paulista.
A CET definiu 13 corredores de ônibus e 13 novas regiões da capital paulista que receberão agentes, sinalização e ajustes viários para priorizar a travessia na faixa.
A Folha apurou que a gestão Gilberto Kassab também decidiu que os marronzinhos passarão a multar em agosto os motoristas que não param nas vias públicas para dar a passagem a quem está a pé.
Pelo código de trânsito de 1998, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa é infração gravíssima -multa de R$ 191,54. Se a pessoa estiver atravessando uma rua transversal em relação ao veículo, a multa é de R$ 127,69.
Embora esteja prevista em lei, na prática as punições aos infratores hoje são raras -a CET faz vistas grossas.
A falta de multas era uma das críticas de especialistas ao programa de proteção ao pedestre lançado pela CET.
Uma pesquisa da companhia duas semanas após lançar a campanha constatou que 86,1% dos veículos em quatro pontos da região central ignoravam a prioridade de quem estava a pé.
Técnicos também questionam falhas de sinalização e alertas ostensivos para motoristas que desconhecem a lei.
As novas zonas de proteção ao pedestre receberão 1.040 orientadores de travessia. No centro/Paulista, há hoje em torno de 80 deles.
A quantidade de novos monitores contratados pela CET corresponde a quase metade do número de operadores de tráfego existente.
O principal objetivo das medidas é reduzir os atropelamentos -que, em 2010, deixaram 630 mortos.
Segundo a CET, os atropelamentos caíram no primeiro mês do programa em 35 cruzamentos críticos do centro/ Paulista. De maio a junho de 2010, foram 13 casos, contra 4 em igual período deste ano.


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