São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGESTIONAMENTO
Melhora deve ser maior durante a parte da manhã, diz CET
Trânsito deve ter redução de 40% com férias escolares

da Reportagem Local

Alívio para os motoristas, nem tanto para as mães. A partir de quinta-feira, o trânsito de São Paulo deve melhorar por causa do início das férias escolares.
Segundo José Luiz Moreira, gerente de engenharia de tráfego da CET, nas férias de julho devem deixar de circular pelas ruas da cidade aproximadamente 500 mil veículos. O pico de trânsito deve sofrer redução de 40% na parte da manhã e 10% à tarde.
Também a partir de quinta-feira, o rodízio municipal será suspenso. A operação Horário de Pico, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), proíbe a circulação de 600 mil carros por dia, no centro expandido de São Paulo, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
"Mesmo com a suspensão do rodízio em julho, devemos ter uma melhora, o que já foi registrado em anos anteriores", afirma Moreira.
Segundo a CET, em julho do ano passado, quando também foi suspenso o rodízio, a média do pico da manhã caiu de 67 km para 40 km. À tarde, a redução foi de 105 km para 94 km.
O rodízio municipal volta a valer no dia 2 de agosto, com o retorno dos alunos às escolas.
O principal objetivo do rodízio municipal é melhorar as condições do trânsito, evitando congestionamentos críticos no horário de pico.
A multa para o infrator é de R$ 78,16. O motorista também recebe quatro pontos no prontuário. Ao somar 20 pontos, sua carteira de habilitação é suspensa.
De fevereiro a maio deste ano, a CET aplicou 156 mil autuações. No mesmo período do ano passado, foram aplicadas 204 mil multas.

Rodízio de emergência
O governo estadual decidiu acabar com o rodízio ambiental neste ano, depois de quatro anos consecutivos de programa. A proibição valia das 7h às 20h.
O rodízio foi substituído por uma restrição emergencial, medida que será adotada apenas quando houver previsão de altos índices de poluição.
Os motoristas da Grande São Paulo terão dois dias de antecedência para tomar conhecimento da adoção da medida.
O rodízio vai respeitar o mesmo calendário de placas adotado nos últimos anos. Se a suspensão for anunciada para uma segunda-feira, os carros com finais 1 e 2 deverão ficar em casa, e assim por diante. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente não vai aplicar multa aos infratores inicialmente.

Diferentes calendários
Na maioria das escolas da rede particular de São Paulo, as férias começam na próxima quinta. Isso significa que cerca de 1,4 milhão de alunos deixará de frequentar a escola durante o próximo mês.
Já os alunos de escola pública terão férias mais curtas. Tanto na rede municipal como na estadual, o recesso vai durar aproximadamente duas semanas.
No município, 911 mil alunos terão férias de 7 a 18 de julho. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, ainda não foi definido se haverá atividades recreativas na escola para os alunos em férias.
Já as férias na rede estadual, onde estudam cerca de 6 milhões de alunos, poderão começar em dias variados. Cada escola vai definir o seu cronograma, respeitando duas semanas de recesso.
Nesse período, não haverá programação alternativa para os alunos, segundo a Secretaria de Estado da Educação.
Em algumas escolas particulares, serão organizadas atividades de recreação, como oficinas, cursos de culinária e gincanas.
(CARLA CONTE)


Texto Anterior: Polícia procura quadrilha que matou 4 em SP
Próximo Texto: Avião cai e mata 1 no interior de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.