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Falta placa de altura em 9 pontes
DO "AGORA"
Das 27 pontes existentes nas
marginais Tietê e Pinheiros, nove
estão sem as placas que alertam os
motoristas para a altura máxima
permitida aos veículos que passam por ali.
Na marginal Tietê, por exemplo, das 15 pontes, quatro estão
sem a sinalização obrigatória. Já
na marginal Pinheiros, cinco das
12 pontes não trazem as placas.
A reportagem percorreu na última sexta-feira e ontem as 27 pontes das duas marginais e constatou que, além da falta de sinalização de altura, muitas estão malconservadas. Há buracos, frestas e
até uma árvore de um metro e
meio crescendo entre os vãos.
Na última quinta-feira, um caminhão transportando uma retroescavadeira que trafegava pela
marginal Pinheiros entalou na
ponte Eusébio Matoso, em Pinheiros (zona oeste da capital).
A composição -caminhão
mais retroescavadeira- tinha 4,7
metros de altura e a ponte, 4,3 metros. A ponte tem placas indicando a altura máxima permitida.
Mas, se os acidentes acontecem
mesmo onde existem placas, são
ainda mais prováveis onde não há
sinalização. Na marginal Tietê as
seguintes pontes estão sem placas: Presidente Dutra, General
Milton Tavares de Souza, Imigrante Nordestino (todas na zona
leste) e Julio de Mesquita Neto
(zona oeste).
Na marginal Pinheiros, são as
pontes Interlagos/Jurubatuba,
Arco Morumbi, João Dias, Engenheiro Ari Torres e Bernardo
Goldfarb (todas na zona sul).
As pontes Ari Torres, Bernardo
Goldfarb e Milton Tavares de
Souza são bem mais altas do que a
maioria delas e, por isso, estariam
menos sujeitas a um acidente como o ocorrido na Eusébio Matoso. Na ponte Presidente Jânio
Quadros (zona norte), a placa está
quase ilegível, de tão suja.
A maioria das pontes tem sinais
de que já foram atingidas por algum veículo com excesso de altura. Segundo a CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego), todo
mês acontecem cerca de 60 acidentes em pontes, viadutos e túneis da capital.
A ponte Engenheiro Roberto
Zuccolo, mais conhecida como
Cidade Jardim, é aparentemente
uma das mais problemáticas.
Tem seis grandes buracos na laje e
parte do revestimento, pendurado, ameaça cair.
Outro lado
Para a CET, consultada na última sexta-feira, todas as pontes
das marginais têm placas indicativas de altura.
A companhia informou que não
tem condições de manter fiscais
em cada ponte. Segundo a CET,
cabe a cada motorista a responsabilidade de respeitar o limite de
altura para evitar acidentes.
A Secretaria de Infra-estrutura
Urbana diz que gastou R$ 13,2 milhões na reforma das pontes das
marginais nos últimos seis anos.
Nos próximos 180 dias, duas
pistas da ponte Eusébio Matoso
ficarão fechadas, restando duas
faixas ativas para cada sentido. A
CET vai reforçar a equipe de marronzinhos para orientar motoristas sobre rotas alternativas.
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