São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPINIÃO

Medidas sobre transporte de carga são lógicas e coerentes

SERGIO EJZENBERG
ESPECIAL PARA A FOLHA

As vias onde vão vigorar as novas medidas para o tráfego de caminhões em São Paulo tinham passado por recente e sensível melhoria nas condições de trânsito, desde a inauguração do trecho sul do Rodoanel. Com isso, sua saturação ganha sobrevida maior, ao preço de aumento da dificuldade para o transporte de carga na região atendida por essas vias.
Ao mesmo tempo, facilitando o transporte de carga na cidade, a prefeitura propôs o fim do rodízio dia par/ dia ímpar dos veículos urbanos de carga, os VUCs, que são relativamente pequenos e levam muito mais carga que caminhonetes e furgões.
Assim, os ágeis VUCs poderão melhor contribuir para o abastecimento e o transporte na cidade de São Paulo.
São complementares, lógicas e coerentes as medidas de restrição aos caminhões pesados e de liberação de VUCs. Ao que tudo indica, foram previamente discutidas com os transportadores.
O fato de o secretário de Transportes ter anunciado que as medidas serão implantadas sem multas, com prazo para adaptação, é mais uma mostra de novos e bons ares na secretaria.

MOTOS
Já a restrição do tráfego de motocicletas na pista expressa da marginal Tietê vai "empurrar" as motos para as pistas central e local, onde é mais frequente a mudança de faixa, causa de frequentes acidentes com motos.
Assim, a medida proposta poderá aumentar a ocorrência de acidentes. A faixa mais segura para o tráfego de motos é exatamente a da esquerda da pista expressa, que tem a velocidade mais constante e que não apresenta entrelaçamento de veículos.
Para melhorar a segurança das motocicletas e do tráfego geral na marginal Tietê, basta a redução da velocidade máxima de veículos leves e, mais ainda, a dos veículos pesados, além da sinalização adequada de orientação e da restauração da iluminação pública suprimida durante as obras de alargamento.


SERGIO EJZENBERG é engenheiro e mestre em transportes pela USP


Texto Anterior: Consultor teme piora na marginal Tietê
Próximo Texto: Motos são vetadas na via expressa da Tietê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.