UOL


São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

HABITAÇÃO

Movimento reivindica a compra de 3 terrenos

Sem-teto ocupam por cinco horas um andar da Prefeitura de Recife

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 80 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram ontem a sede da Prefeitura de Recife para reivindicar recursos destinados à compra de terrenos.
Os manifestantes tomaram o 12º andar do prédio, onde fica o gabinete da Secretaria do Planejamento. Durante o protesto, os sem-teto espalharam areia de cinzeiros nos corredores e picotaram alguns rolos de papel higiênico.
A guarda municipal foi acionada, mas não interveio. Os manifestantes disseram que só sairiam após serem recebidos pelo secretário, Djalma Paes.
A invasão começou às 9h30. Os sem-teto dividiram-se em grupos para entrar nos elevadores sem ser notados. Alguns desceram no 13º andar. Outros, no 11º. No horário combinado, reuniram-se e iniciaram um apitaço.
Houve tumulto, mas ninguém foi detido. Às 12h30, o secretário recebeu os representantes e ouviu deles a cobrança de um repasse de R$ 1 milhão para a aquisição de três áreas particulares invadidas pelo movimento, em Recife.
O dinheiro viria do governo federal. A prefeitura, administrada pelo PT, ofereceria R$ 300 mil para completar o valor a ser pago.
O secretário disse que os recursos federais ainda não haviam sido liberados e se comprometeu a falar, hoje, com o ministro das Cidades, Olívio Dutra. Os sem-teto saíram do prédio às 14h30.
Nos terrenos reivindicados deverão ser construídas casas para as cerca de 2.000 famílias que estão acampadas nos locais, segundo o líder estadual do MTST, Marcos Cosmo da Silva.


Texto Anterior: Justiça: Policiais civis de BH vão a julgamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.