São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Obesidade é causa de cirrose hepática

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma notícia preocupante para as pessoas que estão acima do peso: a obesidade pode provocar uma cirrose hepática tão perigosa quanto aquela causada pelo alcoolismo. A esteatose hepática, formação de gordura nas células do fígado, pode ocorrer em até 40% dos obesos, levando a uma enfermidade chamada "esteatose-hepatite", que muitas vezes evolui para uma cirrose.
O lado bom dessa notícia é que a redução do peso e um tratamento adequado já podem evitar essas complicações.
A esteatose hepática foi um dos temas tratados no 1º Encontro Internacional de Hepatologia, encerrado ontem em São Paulo e realizado pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Universidade de Barcelona.
"É o primeiro grande encontro dedicado apenas ao fígado", diz o professor Antonio Laudanna, titular de gastroenterologia clínica da Faculdade de Medicina da USP. Laudanna foi o criador dos Encontros Internacionais de Gastroenterologia, em 1994, evento que agora abriga a jornada internacional de hepatologia. O encontro foi coordenado pelos professores Flair José Carrilho, da USP, e Juan Rodés, de Barcelona.
Considerado o "laboratório central do corpo humano", o fígado é um dos órgãos mais sobrecarregados numa sociedade que consome cada vez mais medicamentos, produtos químicos e ganha cada vez mais peso.
Abaixo, trechos da entrevista com o professor Laudanna:

Folha - Quais os grandes inimigos do fígado hoje?
Antonio Laudanna
- São três, o álcool, a obesidade e os vírus. O vírus da hepatite C é hoje uma das maiores ameaças à humanidade. Um dos trabalhos apresentados no congresso mostrou que 30% dos pacientes em diálise foram contaminados nesses procedimentos, o que já levou a uma série de providências para mudar esse quadro. No geral, a contaminação pelo vírus C se dá pelo sangue e nas relações sexuais, mas em muitos casos o meio de transmissão é desconhecido. Ainda não há vacina para esse vírus, por isso a prevenção é fundamental. Não tratada, a doença leva à cirrose e ao câncer. A doença é a principal causa de transplantes do fígado.

Folha - E a obesidade?
Laudanna
- O que se sabe é que a obesidade leva à degeneração gordurosa das células hepáticas, evoluindo para uma cirrose. Os danos são semelhantes ao da cirrose por álcool e podem levar ao câncer do fígado ou perda do órgão. Os pesquisadores estão mostrando que na esteatose hepática ocorre a formação de muitos radicais químicos. Essa é uma notícia importante, pois o uso de antioxidantes como as vitaminas C e E pode ser um meio eficaz de combater essa enfermidade.
(AURELIANO BIANCARELLI)


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Massacre no Carandiru: Parentes de mortos aguardam indenização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.