São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emissão de passaporte segue suspensa

Sistema de agendamento da PF apresenta problemas desde segunda-feira; requerimento e retirada estão lentos

Previsão é que falha seja resolvida hoje; PF orienta que interessado espere que sistema volte ao normal

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O agendamento para a emissão de passaporte está suspenso. O sistema de emissão da PF (Polícia Federal) apresenta instabilidade desde segunda-feira e permanece fora do ar, o que provoca atrasos no atendimento. A previsão é que o sistema volte a funcionar até as 18h.
São três fases para a emissão do passaporte: o agendamento, o requerimento -o interessado vai a um posto no horário agendado -e a retirada. O prazo para a entrega é de até seis dias úteis.
A PF afirma que apenas o agendamento está suspenso. Com a falha no sistema, o requerimento e retirada estão funcionando lentamente.
Dentre as pessoas que já agendaram o requerimento, os casos urgentes terão prioridade. Para os outros casos, a PF orienta que as pessoas esperem até que a situação se normalize.
A falta de informações fez muitas pessoas perderem a viagem até postos da PF ontem e gerou irritação.
Pessoas ouvidas pela Folha relataram problemas com as três fases para a emissão do passaporte.
O executivo Paulo Torelly, 50, foi até a regional da PF na Lapa (zona oeste), para buscar o passaporte de seu filho de nove anos, na tarde de ontem. Pelo prazo, o documento já estaria pronto, mas não foi possível retirá-lo.
"Não queriam me deixar subir", disse. Torelly, que precisou sair mais cedo do trabalho e cancelar a academia do filho para ir até a PF, reclama da falta de informação. "O fato do sistema estar fora do ar desde ontem e eles não terem divulgado é um absurdo", afirma.

SEM INFORMAÇÃO
A arquiteta Alice Maria Fuga, 39, também foi até a superintendência da PF, sem sucesso. Ela conta que tentou agendar uma data para requerimento dos passaportes dos filhos pela internet, mas não conseguiu.
"A orientação no site era para vir até aqui se não conseguíssemos agendar pela internet", diz.
Quem teve problemas com o requerimento recebeu a orientação da PF de voltar dentro de sete dias.
Em nota, a PF informou que "está trabalhando ininterruptamente para solucionar com a urgência necessária a instabilidade do sistema". O problema identificado, afirma, teve origem durante a migração de dados para novos equipamentos.
O órgão informou que todas as suas unidade foram orientadas a não interromper os atendimentos.
(MARIANA DESIDÉRIO e NÁDIA GUERLENDA CABRAL)


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.