São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Não há informações sobre tempo de espera

Maior parte dos painéis eletrônicos nos pontos de ônibus não funciona

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

A grande maioria dos 120 painéis eletrônicos que deveria informar aos passageiros paulistanos em quanto tempo seu ônibus chegará ainda não está funcionando adequadamente.
Hoje, eles informam apenas a hora certa e dão dicas aos passageiros sobre como atravessar a rua e como utilizar o bilhete único. Apenas no corredor Pirituba/ São João os painéis são utilizados para a sua real finalidade.
A implementação ocorreu na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT) e, desde então, nenhum outro corredor chegou a oferecer o serviço de informação ao usuário.
"Eu não sei que ônibus passam por aqui. É a primeira vez que venho para este ponto. Já li o painel para ver se existe alguma informação, mas não achei nada", disse o vendedor Adelino Dias Assis, 35, no ponto Getúlio Vargas da avenida 9 de Julho.
Na opinião do estudante Rodrigo Gabrinha, que aguardava ônibus na praça 14 Bis, "infelizmente" é normal a prefeitura demorar para colocar seus equipamentos em uso. "Acho que os painéis seriam úteis. Mas também não são imprescindíveis", disse.
O painel eletrônico instalado no local continha a informação "sistema em teste". Dos 17 painéis vistos pela reportagem em diferentes corredores da cidade, três estavam desligados (na avenida Rebouças) e 13 não apresentavam informações sobre os ônibus que passam no local e seus horários (na avenida 9 de Julho). Somente um, na avenida São João, informava alguns ônibus que chegariam e quantos minutos levariam.
"Eu uso sempre [o painel] porque meu ônibus costuma demorar. Assim, eu tenho noção de quanto tempo irei esperar", afirma a supervisora de vendas Priscila Freitas Angelo, 28, que pega ônibus todos os dias da avenida São João para a Vila Anastácio.

Funcionamento
O monitoramento da frota é feito a partir da emissão automática pelos computadores de bordo dos ônibus de dados como prefixo, linha, sentido, velocidade e posição exata de cada veículo, parado ou em movimentação, a cada 60 segundos. As informações são captadas por satélite e redirecionadas para centrais de operação.


Texto Anterior: Morte no asfalto: Acidente com ônibus de turismo mata 13
Próximo Texto: Outro lado: Prefeitura não tem o valor do custo de implantação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.