São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Caetano é líder em número de carros por habitante em SP

Cidade do ABC tem 2 carros para menos de 3 pessoas ou 1,41 habitante por veículo; capital ficou na 31ª posição

Boa situação econômica da cidade e facilidade no financiamento explicam posição de São Caetano, diz diretor de órgão municipal

LUCAS REIS
GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

São Paulo pode ser recordista em congestionamentos, mas é de São Caetano do Sul, no ABC paulista, o título de cidade com a maior proporção de veículos por habitante no Estado. A capital está em 31º lugar.
Levantamento da Folha a partir de cruzamento de dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostra que São Caetano tem 1,41 habitante por veículo, maior índice do Estado. Na cidade, em média, menos de três pessoas dividem dois carros.
Em 2003, a Folha mostrou que a cidade tinha 1,62 morador por carro e já liderava o ranking. Em 2004, porém, perdeu o posto para Mogi-Guaçu (164 km de SP).
Se todos os veículos saíssem às ruas de São Caetano ao mesmo tempo, cada uma das 628 vias receberia 170 carros, motos ou caminhões. "Aqui é difícil achar uma casa que tenha menos de dois carros", diz Marcelo de Souza, diretor de Trânsito e Vias Públicas da cidade. Segundo ele, a lentidão no trânsito já é sentida nos horários de pico, mas em nada se compara à das grandes cidades.
O diretor atribui a posição de São Caetano no ranking à boa situação econômica local, aliada às facilidades de financiamento. A prefeitura quer implantar o bilhete único para incentivar o uso do ônibus.
"São Caetano é uma cidade toda urbanizada, não há favelas, é um município pequeno com uma renda alta, além de mostrar força na indústria de serviço. Todos esses fatores acarretam a grande concentração de veículos", disse o consultor em trânsito Horácio Augusto Figueira, membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Na casa do cabeleireiro Luís Veras, 38, há dois carros, um para a mulher e outro para ele. Ele diz sentir mais o trânsito quando vai ao centro da cidade. "Aí aperta", fala.
No mesmo levantamento, São Paulo caiu sete posições no ranking em relação a 2004: passou da 24ª para a 31ª posição, com 1,9 morador por veículo. "É muito pequena a diferença desse índice. São Paulo é a 31ª, mas, na prática, o trânsito já parou", disse Figueira.


Texto Anterior: Comerciantes serão obrigados a receber de volta pilhas e baterias
Próximo Texto: Aumento da frota no interior afeta o trânsito na capital, dizem especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.