São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

SP estima concluir até 2010 licitação para chip em carros

EVANDRO SPINELLI
EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo vai fazer uma PPP (parceria público-privada) para instalar chips em toda a frota de mais de 6 milhões de veículos da cidade. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) quer concluir até o ano que vem a licitação para a escolha da empresa que vai explorar o sistema. A instalação dos chips começaria em 2011.
A intenção é ampliar a fiscalização, como pagamento de IPVA, falta de licenciamento e desrespeito ao rodízio. Desde 2006 a gestão Kassab trabalha neste projeto. Em 2007, foi assinado um convênio com o governo do Estado para vincular a instalação dos chips ao licenciamento dos veículos.
A ideia só não foi implantada ainda, segundo Kassab, porque a prefeitura aguardava a definição, por parte do governo federal, da tecnologia dos chips que seria utilizada em todo o país. A tecnologia será anunciada hoje.
A partir dessa definição, a prefeitura volta a discutir o assunto. Será criado um grupo de trabalho na Secretaria dos Transportes para elaborar a licitação, que deve ser aberta no início de 2010.
O grupo também vai definir o modelo do contrato. Uma das hipóteses é fazer uma concessão do serviço, nos mesmos moldes do contrato com a Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental.
"A tecnologia que será apresentada amanhã [hoje] não vai rastrear o automóvel", diz o engenheiro Dario Thorbe, do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas. O instituto é que desenvolveu o sistema eletrônico para o Ministério das Cidades.


Texto Anterior: Senado aumenta verba para a educação
Próximo Texto: Saúde: Senado aprova 2 ex-dirigentes de planos para ANS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.