São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório diz discordar de conclusões do relatório

Fabricante do Contracep refuta falhas na produção do anticoncepcional

DA REDAÇÃO

A EMS, fabricante do anticoncepcional Contracep, informou ontem, num e-mail de três linhas, que discorda do relatório elaborado pelo CVS (Centro de Vigilância Sanitária) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que relata problemas em sua fábrica.
Os dois órgãos inspecionaram a unidade de Hortolândia (105 km de São Paulo) do laboratório após a interdição do Contracep em todo o país.
Em razão dessa discordância, a empresa, ainda de acordo com o e-mail, recebeu com ressalvas o relatório. A EMS não revela, entretanto, os motivos que a levaram a divergir do documento preparado pelos órgãos de vigilância sanitária -as visitas ocorreram nos dias 12 e 13 e entre 19 e 23 deste mês.
Segundo o CVS, o laboratório mudou a fórmula do anticoncepcional sem autorização da Anvisa. Foi constatada ainda uma falha nos procedimentos de controle de qualidade.
Anteontem, a empresa afirmou que, até então, não havia registrado nenhum caso conclusivo de gravidez ou ineficácia em conseqüência do uso do Contracep. As informações sobre pacientes grávidas foram fornecidas, disse a empresa, pelos órgãos reguladores. Há um caso confirmado e outro suspeito, ambos em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de mulheres grávidas após utilizar o anticoncepcional.

Defesa
A empresa defende a regularidade do medicamento. Na primeira quinzena deste mês, ao ser obrigado a recolher o Contracep, o laboratório afirmou que o medicamento está "registrado junto aos órgãos competentes, com qualidade, eficácia e segurança devidamente comprovadas". Exames laboratoriais mostraram, porém, que os lotes do Contracep têm quantidade de hormônios até 25% inferior à prevista.
A EMS informou, na ocasião, que havia prestado informações aos órgãos reguladores e que estava atuando na apuração do erro que levou ao recolhimento do anticoncepcional.


Texto Anterior: Entrevista: Achei que era o mais seguro, diz jovem grávida
Próximo Texto: Saúde: Beneficência Portuguesa bancou hospital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.