São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

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TRANSPORTE

Por causa de atraso em obras, Alckmin não poderá entregar a outra parte da expansão da linha 2, pois já terá deixado governo

Metrô inaugura hoje estação Imigrantes

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Operários trabalham nas obras de expansão da linha 2 do metrô; estação Imigrantes é inaugurada hoje


ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai inaugurar hoje de manhã a primeira estação do Metrô de seu atual mandato, num clima que mistura festa e frustração.
O tucano abrirá a estação Imigrantes, extensão da linha 2-verde (ramal Paulista), mas não vai conseguir entregar a Chácara Klabin -conforme previa e anunciava.
As obras tiveram atraso e ela somente deverá ficar pronta no final de abril, quando Alckmin não estará mais no cargo, por conta da sua decisão de ser candidato do PSDB à Presidência da República.
A terceira estação da linha 2 que está em obras hoje em dia, a Alto do Ipiranga, também tem previsão de ser entregue apenas em novembro deste ano, depois das eleições -e não mais em setembro.
A última obra concluída pelo Metrô foi a linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo 13), em 2002.
A outra linha em construção, a 4-amarela (Luz-Vila Sônia), deverá ser concluída no final de 2008, embora seja elencada pelos tucanos como uma das bandeiras de campanha de Alckmin em 2006.
A estação que será entregue hoje começou a ser construída em março de 2004. O trecho Ana Rosa-Imigrantes vai funcionar em horário restrito, das 10h às 15h, até 14 de abril e de forma gratuita.
Em 1990, quando foi iniciada a operação assistida da linha, no trecho Paraíso-Consolação, os passageiros também andaram de graça nos primeiros dez dias.
O Metrô prevê que a demanda da linha 2-verde, que hoje é de 280 mil passageiros por dia, suba para 320 mil com a inauguração do trecho entre Ana Rosa, Chácara Klabin e Imigrantes -e 370 mil após novembro, com a inauguração da estação Alto do Ipiranga, totalizando 3,4 km novos de metrô.
O custo dessas obras ao Estado atingiu R$ 922,5 milhões -sendo que R$ 418,4 milhões serão aplicados em 2006. O Metrô diz que houve um aditivo de 25% no montante contratual, limite máximo de elevação dos preços permitido pela lei 8.666, de 1993. A empresa alega que essa alta foi motivada pelo aumento de quantitativos, em razão da revisão do projeto, e que os valores unitários dos serviços foram mantidos.
Segundo a assessoria do Metrô, esse atraso de um mês da estação Chácara Klabin ocorreu "devido à demora nas desapropriações", agravada pela greve do Judiciário.
Essa estação é considerada pelo Metrô como mais complexa e profunda porque abrigará a futura extensão da linha 5-lilás.
A capital paulista tem hoje cerca de 60 km de metrô, menos de um terço do total do México, onde a rede começou a ser erguida numa época semelhante.


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