São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise no MA expõe promessas descumpridas

Falta de leitos de UTI em Imperatriz revela vaivém de projetos políticos anunciados e não executados

ESTELITA HASS CARAZZAI
SILVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

A crise da falta de leitos de UTI em Imperatriz (MA), agravada após a morte de 16 crianças que aguardavam internação com ordem judicial, expõe um vaivém de promessas políticas jamais cumpridas. Desde 2008, pelo menos 111 leitos de UTI já foram prometidos pelas administrações estadual e municipal, mas nenhum foi criado.
Como consequência, Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, tem só 44 leitos públicos de UTI -segundo o Ministério da Saúde, deveria ter 120.
Em março do ano passado, pouco antes de ser cassado, o ex-governador Jackson Lago (PDT) firmou um convênio de R$ 20 milhões para a construção de um novo hospital municipal em Imperatriz, que teria 12 vagas de UTI. O atual, com dez leitos, fica num imóvel alugado, ao custo mensal de R$ 100 mil, o que dificulta a construção de novas vagas de UTI.
Ao assumir o governo, Roseana Sarney (PMDB) anulou o convênio na Justiça e anunciou a criação de novo hospital na cidade, com 30 leitos de UTI. A obra ainda não foi nem licitada.
Outro projeto parado é a ampliação da UTI neonatal do Hospital Regional Materno-Infantil. Um anexo ao hospital -hoje com 14 leitos de UTI- começou a ser construído há dois anos. O secretário estadual da Saúde, Ricardo Murad, diz que 31 leitos serão abertos em 120 dias. Mas o espaço disponível abriga até dez, afirma Clidenor Plácido, diretor do hospital.
Em novembro, o então secretário municipal da Saúde, Mamede Magalhães, disse ter enviado ao Ministério da Saúde um projeto para abrir 20 leitos de UTI no hospital municipal. A atual secretária, Conceição Madeira, ignorava o pedido até sexta-feira. Ontem, disse que o governo ainda não respondeu.


Texto Anterior: Aprovação a Kassab continua em queda, mostra Datafolha
Próximo Texto: Itaquera terá faculdade de tecnologia, escola técnica e incubadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.