São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

Escola laica de São Paulo oferece curso de cultura judaica para seus alunos

Adriano Vizoni/Folha Imagem
Alunos do curso cultura judaica mostram símbolos que representam as comidas do Pessach

FABIANA REWALD
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje, quando os judeus celebram sua Páscoa, dez alunos do tradicional colégio Rio Branco vão pôr novos conhecimentos em prática. Eles integram a primeira turma do curso extracurricular de cultura judaica da unidade Higienópolis, bairro da região central com muitos judeus.
No curso, as crianças aprendem os costumes e as comidas típicas do Pessach -a Páscoa judaica. As iguarias são servidas nos jantares na véspera da festa, que foi ontem, e hoje, o primeiro dia da celebração.
Todos vêm de famílias judias, apesar de o curso ser aberto a todos os alunos. Esther Carvalho, diretora-geral do Rio Branco, diz que a ideia é expandir as aulas para outras culturas, como a chinesa e a árabe. "O Rio Branco é, por natureza, uma escola laica. Mas queremos resgatar valores humanísticos, de diversidade, tolerância e respeito."
Érica Lahat, 44, conta que a filha Renata, 7, está bem animada para mostrar à família o que aprendeu. "A escola é uma extensão da família", diz.



Texto Anterior: Contra: Política aumenta distorção na rede, afirma professor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.