São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mentalidade terá de mudar

da Reportagem Local

O sucesso das mudanças que o MEC quer realizar depende de uma mudança de mentalidade. Esta é a visão da professora Eunice Durham, uma das relatoras do parecer do Conselho Nacional de Educação sobre a reformulação.
"Há muitos interesses acomodados. Como todo projeto de renovação, o debate leva a uma articulação entre interesses tradicionais e inovadores", diz Eunice.
Além de mexer com interesses estabelecidos, a mudança deverá refletir em mais competição entre as instituições.
"Com o provão e as novas condições, as universidades terão de mostrar a que vieram", diz José Marques de Melo, professor-titular da área de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Ele está elaborando uma proposta de diretrizes curriculares para a área de jornalismo a pedido da ABM (Associação Brasileira de Mantenedoras).
Saem na frente, na opinião de Melo, as instituições que conseguirem fazer uma melhor articulação entre teoria e prática, além de garantir uma formação sólida e ampla. "As matérias optativas podem permitir isso. Se um aluno de jornalismo quiser se especializar em um tema, que ele tenha o direito de escolher em disciplinas dentro ou fora de seu curso."
Outra consequência do processo de mudanças deve ser a criação de currículos mais adequados às características regionais. "A realidade do norte do país é diferente da do sul", diz Melo. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.