São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrangeiro ganha guia de consumidor

da Reportagem Local

O visitante estrangeiro que faz compras no Brasil e se sente desorientado em relação aos seus direitos acaba de ganhar um guia de orientação ao consumo.
Lançado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo na última sexta-feira, o Guia do Consumidor Estrangeiro foi editado em três idiomas -português, espanhol e inglês.
De distribuição gratuita, ele estará à disposição dos visitantes em hotéis, aeroportos, rodoviárias, agências de viagem, companhias de transporte e delegacias de turismo. Além disso, o guia será distribuído nos consulados estrangeiros no Brasil e nas embaixadas brasileiras nos países estrangeiros.
Além de enfatizar os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor sobre os produtos e serviços consumidos por estrangeiros, o guia explica como se defender de abusos, fraudes e propagandas enganosas em cada um dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Elaborado pelo Procon do Paraná em parceria com a Embratur, a Secretaria de Direito Econômico e o Inmetro, o guia tem também como objetivo melhorar a imagem do país no exterior.
"Esse guia do turista estrangeiro é um dos instrumentos que poderão trazer para o país US$ 4 milhões até 1999", afirma o ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Dornelles.
Inicialmente com 20 mil exemplares, a publicação também poderá ser consultada pela Internet, pelo: http://www.mj.gov.br.
(RN)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.