São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCOTRÁFICO

Advogado pedirá a transferência de Beira-Mar

SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A transferência de Luiz Fernando da Costa, 33, o Fernandinho Beira-Mar, para o Rio será pedida ao Ministério da Justiça pela defesa do traficante.
Beira-Mar, está preso desde quarta-feira na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. Ele quer ir para o Rio porque seus parentes moram lá.
O advogado Adalberto Lustosa vai hoje a Brasília tratar com Beira-Mar do pedido de transferência. "A situação dele está indefinida. Temos que ver quando ele prestará depoimento à Polícia Federal e qual é sua situação médica. Vamos pedir, assim que haja uma definição, sua transferência para o Rio", disse o advogado.
A Lei de Execuções Penais determina que o condenado tem o direito de cumprir a pena de prisão perto do local onde os parentes moram. Beira-Mar tem filhos e irmãs no Rio e na cidade vizinha de Duque de Caxias, onde nasceu.
O traficante tem duas condenações. Em Belo Horizonte, a 12ª Vara Criminal o condenou a 11 anos de prisão por tráfico de drogas. Em Cabo Frio (RJ), Beira-Mar foi condenado pela 1ª Vara Criminal a 21 anos de prisão por tráfico e formação de quadrilha.
As sentenças são definitivas. Os recursos apresentados pela defesa não foram aceitos pela Justiça. Os advogados de Beira-Mar tentarão agora, nos Tribunais de Justiça do Rio e de Minas, anular os processos que resultaram nas condenações, sob a alegação de que as provas foram forjadas pelos policiais. Se os processos forem anulados, as sentenças perdem a validade.
Beira-Mar deve receber esta semana, em Brasília, a visita dos dois filhos mais velhos (um casal de adolescentes). O dia da visita será definido hoje no encontro do traficante com o advogado.
Médicos da PF e do Hospital das Forças armadas devem examiná-lo hoje. Beira-Mar foi operado na quarta-feira. Ele teve um fixador de titânio instalado no braço direito, atingido por uma bala durante tiroteio na Colômbia.


Texto Anterior: Polícia: Líder do tráfico em São José é preso no Rio
Próximo Texto: Evento: Livro sobre a Aids vai ser lançado hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.