São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARIA TEREZA MOREIRA DE JESUS (1974-2010)

A atriz negra que se lançou em alto-mar

DA REDAÇÃO

Maria Tereza Moreira de Jesus faria 36 anos no dia 18 de maio. Poeta, compositora e atriz negra -como fazia questão de se apresentar-, nasceu e viveu na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de SP.
Estudou piano quando criança para tocar na igreja evangélica frequentada pelos pais. Para sobreviver, foi garçonete, vendedora, recepcionista e segurança.
Publicou dois livros de poesia, "Ruídos" e "Negrices em Flor", e o infantil autobiográfico "Vermelho", ilustrado por Andrés Sandoval.
No teatro, trabalhou com Zé Celso Martinez Corrêa nas leituras dramáticas de "Mistérios Gozozos" e criou espetáculos solo em que musicou e encenou poemas de Solano Trindade, Stela do Patrocínio e Hilda Hilst.
Em 2007, Tereza descobriu ser portadora de doença raríssima e de difícil tratamento, conhecida, ironicamente, como síndrome POEMS.
Por três anos lutou sem perder o bom humor -e o humor negro e corrosivo que eram marcas de sua personalidade. Na quarta-feira sorriu pela última vez ao sair do hospital levada por amigos queridos em uma ambulância alugada. Os tratamentos já não faziam efeito.
Deixa saudade, expressa tão bem na música "Mar Interior", composta por ela em 1998 e gravada por Celso Sim em 2000: "Ah! você partiu e me deixou / A ver navios em frente ao mar/ Só há solidão/ De estar em frente ao mar/ Beira do mar/ Molhei os pés/ E lá lavei/ Minh'alma/ Linha do mar/ Vou me lançar/ E lá ficar/ Conhecer o mar/ Eu vou partir num vapor vulgar/ Vou me lançar em alto-mar/ Eu vou partir num vapor vulgar/ Vou viajar/ Vou ver estrelas/ E voltar".
O enterro será hoje, às 9h, no cemitério Parque Jaraguá (rod. Anhanguera, km 23,2).


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Olho no lance
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.