São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Exposição retrata imigração de judeus do Leste Europeu

DE SÃO PAULO

Uma exposição, um livro e um filme que serão lançados na próxima terça em São Paulo contarão sobre a vinda de imigrantes judeus do Leste Europeu para o Brasil.
No total, mais de 60 mil judeus dessa região desembarcaram em solo brasileiro, em três momentos principais: 30 mil perseguidos na Rússia, 30 mil que fugiram do Holocausto e outros 200 que escaparam da tentativa de golpe na Hungria, em 1956.
Hoje, há 120 mil judeus no país -vindos de diferentes partes do mundo.
O projeto marca o centenário do primeiro movimento migratório, da Rússia para colônias agrícolas do Rio Grande do Sul, no início do século 20. O financiador foi o barão Maurice de Hirsch, da JCA (associação de colonização judaica, na sigla em inglês), que comprou terras em países como Argentina e Brasil para os judeus.
O livro, que será vendido, e o filme, que será apresentado na exposição, trazem depoimentos de imigrantes como Samuel Klein, dono das Casas Bahia, que sobreviveu a dois campos de concentração nazistas, em Budzyn e Maidanek, na Polônia.
As obras também registram a viagem de cem jovens brasileiros descendentes de imigrantes do Leste Europeu à região em 2010.
Pesquisa e realização levaram um ano, conta o publicitário Marcio Pitliuk, 58, autor do livro e diretor do filme. As fotos são Ilan Ejzykowicz. O projeto foi idealizado pelo rabino Y. David Weitman.

Exposição "100 anos da Imigração Judaica do Leste Europeu ao Brasil"
QUANDO abertura na 3ª (3/5), das 19h às 21h30; a partir de 4/5: de domingo a 6ª, das 10h às 18h
ONDE Sinagoga Comunidade Israelita (r. da Graça, 160, Bom Retiro, tel. 0/xx/11/3811-1319)
QUANTO gratuita


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Congresso: Câmara aprova projeto de lei que diferencia grafite de pichação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.