São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IVO FREDERICO REICH (1932-2011)

De serviços gerais à direção da Sadia

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Ivo Frederico Reich tinha apenas o ensino fundamental quando começou a trabalhar em serviços gerais na Sadia, em Concórdia (SC). Ele ficou mais de 40 anos na empresa e chegou, na década de 90, a diretor-presidente.
Filho de um sapateiro imigrante alemão, Ivo nasceu em Piratuba, cidade catarinense que hoje conta com apenas 4.786 habitantes.
Nos anos 50, mudou-se para o município de Concórdia para trabalhar justamente na Sadia. Foi seu primeiro emprego, como lembra o filho Adilson. Seu crescimento dentro do trabalho começou quando teve a oportunidade de fazer um curso de suinocultura no Rio Grande do Sul.
No fim da década, mesmo sem falar inglês, topou passar alguns meses nos EUA, participando de um curso de avicultura. Na volta, dirigiu a implantação de um novo sistema de produção de aves.
Segundo o filho, o pai só teve a oportunidade de crescer porque os donos da Sadia, que existe desde 1944, sempre acreditaram nele.
Seu Ivo, como era chamado, também ajudou a fundar a Copérdia (Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia), que presidiu de 1967 a 1971. Aventurou-se ainda na política: de 1977 a 1983, foi prefeito de Concórdia, pela Arena -antes, havia sido vereador e vice-prefeito.
Morando em São Paulo desde 1988, aposentou-se em 1997. Ficou na capital paulista até 2004, quando se mudou para Campo Grande (MS), onde teve fazendas e criou gado da raça senepol.
Na sexta (22), morreu aos 78 anos, de embolia pulmonar. Deixa viúva, três filhos, oito netos e dois bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Guarujá: Polícia Civil investiga novo atentado no litoral
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.