|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESTRADAS
Reajuste vale para vias sob concessão ou geridas pelo Estado; maior tarifa será de R$ 13,40, na Anchieta e na Imigrantes
Pedágio sobe 7% amanhã em rodovias de SP
DA REDAÇÃO
Começa a vigorar à 0h de amanhã o aumento de 7,04% nos pedágios das rodovias estaduais de
São Paulo. A medida abrange estradas que estão concedidas à iniciativa privada e as que são geridas por órgãos do governo estadual, como Marechal Rondon,
Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Com o reajuste, o valor mais elevado de pedágio será R$ 13,40
-cobrado nas praças do sistema
Anchieta-Imigrantes, que dá
acesso à Baixada Santista e ao litoral sul e é administrado pela concessionária Ecovias.
De acordo com a Artesp (agência do governo que regula as concessões de rodovias em São Paulo), o aumento corresponde à correção anual dos preços, que acontece sempre no mês de julho, com
base no acumulado dos últimos
12 meses do IGP-M (Índice Geral
de Preços de Mercado).
Diferentemente do que aconteceu no último reajuste anual, que
foi dividido em duas datas
(23,64% em julho de 2003 e 6,37%
em janeiro deste ano), o aumento
agora não será parcelado. O valor
do aumento de tarifa sofreu arredondamentos para evitar cobrança de tarifas "quebradas".
Sem Parar
Para tentar incentivar o uso do
sistema Sem Parar, que permite
ao motorista passar pela cabine e
ter o valor debitado em conta corrente ou no cartão de crédito, o
governo de São Paulo dará um
desconto de 50% na taxa mensal
de manutenção para quem passar
por ao menos 11 pedágios no mês.
Com isso, o motorista que cumprir a exigência pagará o valor integral dos pedágios (não há desconto nesse valor) e R$ 3,55 de taxa de manutenção mensal. Quem
usar o serviço menos de 11 vezes
seguirá pagando R$ 7,10 de taxa.
Segundo a Artesp, há 350 mil
usuários do serviço. Eles são responsáveis por 27% das passagens
nos pedágios das rodovias concedidas (3.500 km no Estado).
Novas concessões
O Estado abrirá no segundo semestre a licitação para conceder
quatro rodovias e um anel viário à
iniciativa privada. Os contratos,
de 20 anos, terão novidades, como revisão depois de cinco anos.
Devem ser incluídas a Dom Pedro 1º (liga Campinas ao Vale do
Paraíba), Ayrton Senna/Carvalho
Pinto (São Paulo ao Vale do Paraíba), Marechal Rondon (noroeste
paulista), um trecho da Raposo
Tavares (capital a Mato Grosso do
Sul, no total) e 2 km do anel viário
Magalhães Teixeira (Campinas).
O edital será publicado até o fim
do ano, e a concessão deve começar no primeiro semestre de 2005.
Colaborou a Folha Campinas
Texto Anterior: Porto Alegre: Comerciários e lojistas protestam contra camelôs Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Febre maculosa é a causa da morte de três pessoas da mesma família em Mauá Índice
|