São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

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ESTRADAS

Reajuste vale para vias sob concessão ou geridas pelo Estado; maior tarifa será de R$ 13,40, na Anchieta e na Imigrantes

Pedágio sobe 7% amanhã em rodovias de SP

DA REDAÇÃO

Começa a vigorar à 0h de amanhã o aumento de 7,04% nos pedágios das rodovias estaduais de São Paulo. A medida abrange estradas que estão concedidas à iniciativa privada e as que são geridas por órgãos do governo estadual, como Marechal Rondon, Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Com o reajuste, o valor mais elevado de pedágio será R$ 13,40 -cobrado nas praças do sistema Anchieta-Imigrantes, que dá acesso à Baixada Santista e ao litoral sul e é administrado pela concessionária Ecovias.
De acordo com a Artesp (agência do governo que regula as concessões de rodovias em São Paulo), o aumento corresponde à correção anual dos preços, que acontece sempre no mês de julho, com base no acumulado dos últimos 12 meses do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado).
Diferentemente do que aconteceu no último reajuste anual, que foi dividido em duas datas (23,64% em julho de 2003 e 6,37% em janeiro deste ano), o aumento agora não será parcelado. O valor do aumento de tarifa sofreu arredondamentos para evitar cobrança de tarifas "quebradas".

Sem Parar
Para tentar incentivar o uso do sistema Sem Parar, que permite ao motorista passar pela cabine e ter o valor debitado em conta corrente ou no cartão de crédito, o governo de São Paulo dará um desconto de 50% na taxa mensal de manutenção para quem passar por ao menos 11 pedágios no mês.
Com isso, o motorista que cumprir a exigência pagará o valor integral dos pedágios (não há desconto nesse valor) e R$ 3,55 de taxa de manutenção mensal. Quem usar o serviço menos de 11 vezes seguirá pagando R$ 7,10 de taxa.
Segundo a Artesp, há 350 mil usuários do serviço. Eles são responsáveis por 27% das passagens nos pedágios das rodovias concedidas (3.500 km no Estado).

Novas concessões
O Estado abrirá no segundo semestre a licitação para conceder quatro rodovias e um anel viário à iniciativa privada. Os contratos, de 20 anos, terão novidades, como revisão depois de cinco anos.
Devem ser incluídas a Dom Pedro 1º (liga Campinas ao Vale do Paraíba), Ayrton Senna/Carvalho Pinto (São Paulo ao Vale do Paraíba), Marechal Rondon (noroeste paulista), um trecho da Raposo Tavares (capital a Mato Grosso do Sul, no total) e 2 km do anel viário Magalhães Teixeira (Campinas).
O edital será publicado até o fim do ano, e a concessão deve começar no primeiro semestre de 2005.


Colaborou a Folha Campinas

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