São Paulo, sábado, 30 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade Federal do RS aprova cotas para negros e alunos de escolas públicas

SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou ontem a adoção de cotas para negros e alunos egressos de escolas públicas.
A partir do próximo vestibular, 30% das vagas serão destinadas a alunos que fizeram pelo menos a metade do ensino fundamental ou todo o segundo grau em colégios públicos. Dentro dessa reserva de 30%, metade das vagas irá para alunos que se declararem negros.
O Conselho Universitário da UFRGS decidiu que o sistema vai vigorar por cinco anos, com avaliação anual para verificar sua eficácia. As cotas serão revistas em 2013. O resultado pró-cotas foi de 47 votos a 23.
Com o novo sistema, 2.948 das 4.212 vagas da universidade se destinarão aos mais bem classificados, independentemente de condição social ou racial. Outras 1.264 serão reservadas aos cotistas -632 para egressos de escolas públicas e 632 para alunos da rede pública que se declararem negros.
A universidade ainda não decidiu se uma comissão avaliará a cor do aluno que se declarou negro -no começo dos debates, a UFRGS criou uma comissão de análise inter-racial, desfeita após protestos de alunos.
A votação foi precedida de polêmicas. No começo da semana, um muro em frente da Faculdade de Direito foi pichado com dizeres racistas. Na quinta-feira, a estudante de pós-graduação Cláudia Thompson obteve liminar que impedia a votação, ontem. A reitoria derrubou a medida.


Texto Anterior: Violência: Doméstica diz que irá cobrar indenização
Próximo Texto: Crime: Polícia encontra corpo de estudante sumida há 45 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.