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Dutra passará a ter lombadas eletrônicas
Objetivo é reduzir quantidade de acidentes e controlar velocidade; implantação fará pedágio aumentar
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Via Dutra, estrada privatizada que liga São Paulo ao Rio
de Janeiro, deverá ter barreiras
eletrônicas de controle de velocidade para tentar reduzir a
quantidade de acidentes.
O custo de instalação dos
equipamentos será pago pelos
usuários da rodovia, que arcarão com um reajuste de pedágio
maior a partir de agosto.
Conhecido também como
lombada eletrônica, o aparelho,
com um totem, é mais visível do
que os radares comuns.
"A gente tem constatado que,
apesar das melhorias que foram feitas na rodovia, os acidentes ainda estão no mesmo
patamar do início da concessão", avalia Carlos Serman, superintendente de Exploração
de Infra-Estrutura da ANTT
(Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Custo das barreiras
Serman explicou que será necessário incluir o custo das barreiras eletrônicas no valor da
tarifa de pedágio porque as
obras não estavam previstas no
contrato de concessão da Nova
Dutra, empresa privada responsável desde 1996 por operar
a rodovia. "A idéia é que não seja um percentual que fique
muito acima do que seria o reajuste normal", disse.
Os equipamentos vão medir
a velocidade máxima, que irá
variar de acordo com o ponto
da rodovia. O teto de velocidade
deverá ficar entre 110 km/h e
120 km/h. As multas para quem
desrespeitar os limites serão
arrecadadas pelo governo federal, por meio do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).
O projeto ainda não está fechado e os locais das barreiras
ainda não foram definidos pelo
governo. A idéia é que sejam
instalados aproximadamente
60 pontos de medição na rodovia. Cada ponto corresponde a
uma barreira em uma faixa. Ou
seja, nos trechos em que houver, por exemplo, três faixas,
haverá três pontos para que toda a pista fique coberta. A Dutra tem 402 quilômetros.
De acordo com números divulgados pela concessionária
Nova Dutra em janeiro, em
1997, primeiro ano após a privatização, houve 481 mortes
causadas por acidentes da estrada. Em 2000, esse número
caiu para 259 mortes e tem se
mantido nesse patamar desde
então. Durante o ano de 2006,
foram 230 mortes.
(HM e ES)
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