São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011 |
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Linha 4 do metrô fica pronta em setembro Após três anos de atraso, Alckmin promete antecipar em um mês a conclusão da 1ª fase, com Luz e República Com horário ampliado até as 21h, estações que já estão funcionando devem receber 150% mais passageiros ALENCAR IZIDORO DE SÃO PAULO Agora muita gente já pode ir ao trabalho e voltar pela linha 4-amarela do metrô -que, após mais de um ano funcionando até as 15h, passou ontem a fechar às 21h. Só com essa extensão do horário ao pico da tarde -de manhã ela já abria às 4h40-, a linha que atualmente conecta a avenida Paulista ao bairro do Butantã já ganhará 150% mais passageiros. Mas a principal mudança esperada no metrô ainda virá em setembro, quando Luz e República serão inauguradas e vão integrar a linha 4 com a 1-azul e a 3-vermelha. Daí ela terá seu funcionamento pleno, das 4h40 às 24h, e aos sábados e domingos. Se a promessa for cumprida, será, finalmente, a conclusão, com três anos de atraso, da primeira fase da linha 4 -a mais esperada do metrô em duas décadas, uma das mais importantes do sistema. O novo prazo para que a linha amarela tenha uma operação completa antecede em um mês a última previsão. Ele foi anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) após a gestão tucana recuar do discurso de que a linha 4 funcionaria até as 24h, ainda este mês, nas quatro estações já inauguradas (Paulista, Faria Lima, Butantã e Pinheiros). O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, diz que a decisão de ampliar, por enquanto, a hora de fechamento das 15h para as 21h, e não para as 24h, foi tomada para permitir acelerar os testes e conseguir entregar Luz e República antes. Para ele, "os aparentemente prejudicados" que não poderão usar a linha das 21h às 24h até setembro são menos do que os favorecidos com a antecipação da data das próximas estações. Até esta semana, a média de usuários na linha 4 era de 70 mil por dia. Ontem, até as 18h30, mais de 100 mil já tinham passado nas catracas. Com a ampliação do horário, deve atingir 180 mil por dia. Após a entrega de Luz e República, 500 mil inicialmente -e 700 mil em 2012. Segundo Alckmin, no final de setembro a operação também será completa nas novas estações da linha 2-verde. A ampliação da demanda da linha 4 deve provocar um efeito colateral na linha 2, cuja superlotação é crescente. Só com a extensão do horário, a previsão é mais que dobrar -de 60 mil para 130 mil por dia- a quantidade de passageiros nas duas linhas. O terminal de ônibus e estacionamento que a prefeitura prometia para integrar com a estação Pinheiros segue em ritmo lento. O prefeito Gilberto Kassab culpa mudanças no projeto. Texto Anterior: Há 90 Anos Próximo Texto: FOLHA.com Índice | Comunicar Erros |
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