São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romena entrou no livro dos recordes em 2005 ao dar à luz com 66 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A romena Adriana Iliescu figura no Guinness, o livro dos recordes, como a mulher que deu à luz na idade mais avançada, aos 66 anos. O parto ocorreu em janeiro do ano passado. Atrás dela, vêm outras três mães sexagenárias, um indiana, com 65 anos, uma italiana e uma americana, com 63.
Iliescu, professora universitária aposentada e autora de livros infantis, fez três tentativas de fertilização, com óvulos e espermatozóides doados, por nove anos. Engravidou de trigêmeos, mas alertada sobre os riscos da gravidez múltipla, ficou com apenas dois embriões.
A gravidez prosseguiu normalmente até que uma das gêmeas morreu no útero e os médicos decidiram fazer uma cesariana na 33ª semana de gestação para não colocar risco a vida da outra menina. Eliza-Maria nasceu com 1,450 kg.
Em entrevista à uma TV romena, ela disse na época do nascimento que estava otimista em relação ao futuro da menina porque sua família tem uma história de longevidade.
O parto de Iliescu provocou grande repercussão. O ministério da saúde romeno anunciou que criaria uma lei proibindo o uso de técnicas de reprodução assistida em mulheres na pós-menopausa. A Igreja Ortodoxa taxou a gravidez de Iliescu como um ato "egoísta" e "contrário aos preceitos cristãos". (CC)


Texto Anterior: Mulheres vencem o preconceito e aproveitam a maternidade tardia
Próximo Texto: Periferia de SP promove saraus literários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.