São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem menor índice de umidade do ar no ano

MÁRCIA PEREIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A cidade de São Paulo registrou ontem o menor índice de umidade do ar neste ano: 19%. O nível anterior, de 21%, havia ocorrido nos dias 8 e 15. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices abaixo de 30% demandam cuidados extras com a saúde (veja quadro abaixo).
Os próximos dias devem continuar secos, pois a previsão é de sol e de temperaturas elevadas para o Estado até sexta.
"A cidade enfrenta o mês de julho com o período maior de seca dos últimos oito anos", disse Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os 19% foram registrados na medição instantânea do Inmet no mirante de Santana (zona norte) entre as 14h e as 15h. A mesma tecnologia de medição, que é usada pelo instituto há três anos, apontou mínima de umidade do ar de 15% em dezembro e em agosto de 2007.
"É uma medição que diverge da realizada pelos aparelhos convencionais por marcar o extremo do horário", esclarece Schneider. O Inmet utiliza as duas tecnologias.
De acordo com o registrado pelos aparelhos convencionais do Inmet na capital paulista, o recorde de baixa umidade do ar nos últimos quatro anos ocorreu em setembro de 2004, quando houve 14%. Em 2005, o menor número foi em fevereiro, 33%. Em 2006, aconteceu em julho, com 25%. Já em 2007, registrou-se 20% de umidade do ar no dia 26 de agosto.
Schneider disse que os 19% registrados na capital paulista também ocorreram em Presidente Prudente (557 km de São Paulo), sendo os menores índices do Estado ontem.
"Nos próximos dias, a umidade deve ficar no mesmo patamar, pois só deve chover sábado", afirmou.
Segundo Mônica Lima, meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), há uma tendência de chuva que deve atingir São Paulo no domingo ou na segunda-feira. "Devido ao bloqueio atmosférico que está sobre o oceano, essa tendência pode não acontecer porque há uma barreira que impede que as frentes frias avancem do Sul para o Estado de São Paulo."
Ambos os meteorologistas afirmam que a previsão para hoje e amanhã é que persista a baixa umidade do ar, ficando em torno de 20% na capital e abaixo de 35% no Estado.


Texto Anterior: Franca: Justiça manda indenizar mulher presa por engano
Próximo Texto: Argentina: Nº de atrasos das Aerolineas diminui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.