São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obras pioram trânsito na volta às aulas

Avenida Eusébio Matoso é uma das vias que estão parcialmente interditadas; bloqueio segue até o fim de agosto

Pais de alunos devem ficar atentos e buscar rotas alternativas para fugir da lentidão; aulas retornam na segunda

REYNALDO TUROLLO JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Obras nas ruas de São Paulo, iniciadas nas férias, vão se estender pelo mês de agosto e exigir que os motoristas se planejem melhor para fugir do trânsito a partir de segunda-feira, com a volta às aulas.
Ao menos duas ficam em áreas onde há escolas.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o número de viagens de carro é 20% menor em julho do que nos meses normais. Isso significa que trechos que já vêm registrando grandes filas, devido às interdições, deverão ter ainda mais lentidão na semana que vem.
A avenida Eusébio Matoso, uma das principais ligações entre a zona oeste e o centro, está parcialmente interditada desde 9 de julho.
O pavimento de asfalto do corredor de ônibus, entre a rua Cardeal Arcoverde e a avenida Faria Lima, está sendo trocado pelo de concreto. A obra será concluída até o final de agosto, segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público).
Enquanto isso, carros e motos que trafegam nos dois sentidos (centro e bairro) da avenida têm de dividir as faixas com os ônibus. Os reflexos estão sendo sentidos principalmente no túnel Fernando Vieira de Mello, que já sofria de lentidão crônica em horários de pico, e piorou.
A CET orienta os condutores a evitar a ponte Eusébio Matoso, utilizando as pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária. A avenida Eusébio Matoso é rota, entre outros, para o colégio Palmares.
Ontem, um novo trecho da Francisco Morato foi interditado, entre as ruas Dráusio e Sapetuba, e só será liberado em meados de setembro.
Em Moema (zona sul), a alameda dos Nhambiquaras, que dá acesso ao corredor sul-norte, teve a faixa da esquerda interditada para obras de esgoto, no cruzamento com a av. Jurucê.
Moradora do Campo Belo, Ana Célia Gomes, 40, passa pela Nhambiquaras para levar a filha Letícia, 8, ao colégio Augusto Laranja.
"Na saída da escola, às 18h, o trânsito já era intenso antes da obra, e às vezes eu desvio pela av. Vereador José Diniz", diz. A via foi recapeada e ainda está sem as faixas pintadas. Carros e ônibus se apertam ao lado dos tapumes. A interdição começou no dia 10 e vai até outubro.
A partir de segunda, a CET começa a Operação Volta às Aulas, monitorando o trânsito em 131 escolas. O objetivo principal é coibir as paradas em filas duplas na porta dos colégios -a multa para essa infração é R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.
A campanha de respeito ao pedestre será estendida também para os colégios, que receberão panfletos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na grande SP: Incêndio de grandes proporções destrói depósito de combustíveis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.